sábado, 7 de março de 2009

ISTO É BRASIL ! ! ! . . .

06/03/2009
FOLHA SP

Prefeito de
Bom Jesus

(PI) passa em
concurso
para
garantir emprego

após mandato

JOSÉ EDUARDO
RONDON


O prefeito de Bom Jesus (653 km de Teresina), Alcindo Rosal (PTB), 35, já garantiu um emprego após o término do mandato. Ao promover um concurso público para o preenchimento de cargos da administração municipal, ele foi um dos aprovados.

Rosal venceu a disputa para uma remuneração de R$ 5.000 como médico do município. O político recebe R$ 12 mil à frente da administração municipal. Para ele, que assinou o edital do concurso, a sua aprovação ao posto é legítima.

"Consultei o Ministério Público e o Tribunal de Contas sobre a legalidade de fazer o concurso. Eles me disseram que sim, que eu poderia fazer, só não poderia acumular os vencimentos em caso de aprovação."

Após ser aprovado no concurso realizado em fevereiro, o prefeito disse que irá pedir licenciamento do cargo de médico e que deverá assumir o posto após terminar o mandato.
"Daqui a quatro anos deixarei de ter o mandato eletivo e voltarei à minha profissão e à minha vocação. Não vou acumular as funções e muito menos os vencimentos."

A polêmica em torno de sua aprovação, no entendimento do prefeito, é uma "questão provinciana". Ele disse que outros integrantes de sua administração e também familiares seus prestaram o concurso e não foram aprovados.

Pelos dados do resultado do concurso, nove pessoas se candidataram à vaga de médico do Programa Saúde da Família. Cinco foram aprovadas.

O concurso foi elaborado pela Consep (Consultoria de Estudos Pedagógicos Ltda.). O diretor da empresa, Dirceu Cabral Filho, disse que não houve nenhum tipo de favorecimento ao prefeito. "O concurso é público. Ele é um médico e está prefeito. Amanhã não será mais prefeito. Legalmente, não há impedimento." Mesmo assim, disse Cabral Filho, "causa estranheza" a aprovação.

"Imoralidade"

Especialista em direito público, a professora de direito administrativo da USP Maria Sylvia Zanella di Pietro afirmou que não é aceitável a aprovação do político.

"É um absurdo. Se não houver norma expressa na legislação municipal, no mínimo é uma imoralidade administrativa. Independentemente de previsão legal, isso não é aceitável. A inscrição dele não deveria ter sido aceita."

O presidente da OAB-PI, José Norberto Campelo, classificou a situação de "esdrúxula".
"Você está gerenciando um órgão e participa de um concurso do órgão? É realmente muito complicado. A transparência tem de ser a regra mais importante."


NOTA : ONDE FICA BOM JESUS ? ( RETIRADO DA WILWPÉDIA )

Bom Jesus é um município brasileiro do estado do Piauí. Localiza-se a uma latitude 09º04'28" sul e a uma longitude 44º21'31" oeste, estando a uma altitude de 277 metros. Sua população estimada em 2007 era de 20.087 habitantes.
Bom Jesus é o município onde são registradas as temperaturas mais elevadas do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Lá, os termômetros freqüentemente ultrapassam os 40°C, podendo por vezes chegar a 45°C.
Possui uma área de 5709,1 km². A cidade de Bom Jesus tem passado por um período de rápido crescimento populacional e econômico em função da expansão na área agrícola. Na década de 1990, produtores de soja do Rio Grande do Sul começaram a chegar e a cultivar soja no cerrado do Piauí, principalmente em Bom Jesus e Uruçuí. Hoje, aproximadamente 220 mil hectares são cultivados com soja, arroz e algodão nessa região, considerada a última fronteira agrícola do Brasil. Localizada na região do Vale do Rio Gurguéia, a cidade é muito rica em água subterrânea. Os poços jorrantes (a água sai sem precisar de bombeamento) são abundantes. A precipitação pluviométrica média é de 900 a 1200 milímetros por ano. Entretanto, localizada a 635 km da capital Teresina, Bom Jesus tem muitos problemas. O município não possui sistema de esgoto, o qual é armazenado em fossas ou jogado na sarjeta e corre pelo asfalto, quando existente. Também o sistema de saúde é precário e poucos médicos residem no local, não havendo especialistas em muitas áreas, como cardiologistas, oftalmologistas, pediatras etc. O sistema elétrico é deficiente, com muitas "gambiarras" e, nos meses mais quentes (setembro a novembro) falta energia para atender à demanda e os apagões são freqüentes.

TUDO AQUILO, QUE EM PRINCÍPIO SE JULGAVA IMPENSÁVEL DE ACONTECER, NESTE BRASIL, ACONTECE ! . . .

O MÉDICO É O PREFEITO !

ELE PREFEITO, ABRE CONCURSO !

ELE PREFEITO, CONCORRE !

ELE PREFEITO, SE CLASSIFICA !

ELE PREFEITO, GARANTE O LUGAR !

ELE PREFEITO, DE TODOS OS PROBLEMAS QUE A CIDADE POSSUI, QUE COMO SE VÊ SÃO MUITOS, JÁ RESOLVEU DOIS, UM PARA A CIDADE, OUTRO PARA ELE :

1. A CIDADE, JÁ TEM MÉDICO !

2. ELE JÁ TEM 5.000 REAIS GARANTIDOS, ATÉ AO FINAL DA VIDA !

ISTO É BRASIL ! . . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário