E VOCÊ ? EM QUE É QUE PENSA QUANDO VAI À CASA DE BANHO ?
05-04-2009
DIÁRIO DE
NOTICIAS
LISBOA
Gasto de papel
higiénico pior
que emissões
de Co2
BRUNO ABREU
A associação ambientalista está preocupada. Por causa dos gostos requintados dos norte-americanos em termos de papel higiénico, todos os anos são desbastados milhares de hectares de floresta virgem canadiana. A solução passa pelo papel reciclado, mas este ainda é visto com desconfiança pelos habitantes dos Estados Unidos da América.
Alguma vez pensou que de cada vez que vai à casa de banho pode estar a contribuir para o corte de árvores nalguma parte do planeta?
Isto, claro, se usar papel higiénico convencional em vez do reciclado. Foi nisto que a Greenpeace pensou ao lançar o seu guia sobre os produtores de papel. Segundo os ambientalistas, o papel higiénico suave causa mais problemas ao ambiente do que conduzir automóveis ou consumir fast-food.
Em Portugal, Hélder Spínola, da associação ambientalista Quercus, diz que "há uma boa oferta de papel higiénico reciclado", mas alerta as empresas para distinguirem melhor o papel feito com fibras recuperadas: "É uma mais-valia para as empresas e para o consumidor porque com a maior consciência ambiental as pessoas preferem o papel reciclado."
NOTA : POR ACASO, CADA VEZ QUE VOU À CASA DE BANHO, A MINHA PRIMEIRA PREOCUPAÇÃO, SÃO . . . AS ÁRVORES ! . . .
ALIÁS, CADA VEZ QUE LUCUBRO NESSES ASSUNTOS, VEM-ME LOGO À CABEÇA, O D. DINIZ, QUE PENSOU NESSAS COISAS TODAS, E MANDOU PLANTAR O PINHAL DE LEIRIA, JÁ A CONTAR COM A OPINIÃO DO GREENPEACE, ( AQUILO É QUE ERA UM HOMEM DE VISÃO . . . ) E O EXAGERADO GASTO DE PAPEL HIGIÉNCO, QUE DESDE SEMPRE, SE FEZ NESTE PAÍS, DADA A QUANTIDADE DE MATÉRIA ORGÂNICA PRODUZIDA, QUE É SUPOSTO, ELE LIMPAR !
PELA MINHA PARTE, COM A IDADE QUE TENHO, E COM O PAPEL HIGIÉNICO QUE JÁ DEVO TER GASTO, SINTO-ME RESPONSÁVEL PELO ABATE, DE UM OU DOIS PINHEIROS DO PINHAL DE LEIRIA, PELO MENOS, O QUE ME FAZ EVENTUALMENTE SENTIR, UM CIDADÃO MENOS RESPONSÁVEL PARA COM O AMBIENTE, PELO SIMPLES MOTIVO DE, DE VEZ EM QUANDO, TER DE IR À CASA DE BANHO ! . . .
QUALQUER DIA, O SÓCRATES E O AMIGO DELE DAS FINANÇAS, AINDA LANÇAM UM " IMPOSTO ESPECIAL ", PARA TODOS OS CIDADÃOS QUE PADECEREM PERIODICAMENTE DE DISENTERIA, ALEGANDO O ANORMAL ABATE DE ÁVORES NECESSÁRIO, PARA SE FAZER FACE AO PAPEL HIGIÉNICO A UTILIZAR !
POR OUTRO LADO, DEIXA-ME MUITO MAIS TRANQUILO, O FACTO DE A EMISSÃO DE GASES, VIR A SER MENOS PENALIZADORA QUE O GASTO DE PAPEL HIGIÉNICO !
PELO MENOS, RESTA-NOS A ESPERANÇA, DE QUE NOS TEMPOS MAIS PRÓXIMOS, NÃO SUPORTAREMOS MAIS NENHUM IMPOSTO INDIVIDUAL, DESTA VEZ SOBRE A EMISSÃO, VOLUNTÁRIA OU NÃO, DE GASES ! À VONTADE ! . . .
ATENDENDO À MINHA PREOCUPAÇÃO COM ESTAS QUESTÕES AMBIENTAIS, ATREVER-ME-IA A SUGERIR, QUE COM O NOVO CARTÃO DO CIDADÃO, ( QUE TEM SUPORTE INFORMÁTICO CAPAZ DE ARMAZENAR E FORNECER PRECISAS INFORMAÇÕES SOBRE A VIDA DO SEU UTILIZADOR ), QUE SE CONTABILZASSE AS VEZES QUE O CIDADÃO UTILIZA PAPEL HIGIÉNICO, E QUE ANUAL OU SEMESTRALMENTE, ( DEPENDENDO DA FREQUÊNCIA DE USO DAS CASAS DE BANHO E RESPECTIVO PAPEL HIGIÉNICO ) SE OBRIGASSE O CIDADÃO PREDADOR DA FLORESTA, A PLANTAR, PELO MENOS, UM PINHEIRO !
SE NÃO FOR ASSIM, QUALQUER DIA NÃO TEMOS MAIS O PINHAL DE LEIRIA, TAMANHA É A QUANTIDADE DE MATÉRIA ORGÂNICA ( MERDA, MESMO ), QUE MUITA GENTE ANDA POR AÍ A FAZER !
Nenhum comentário:
Postar um comentário