IMPORTA-SE DE REPETIR ? . . .
prejudicado por
suas qualidades
do que defeitos
na disputa da
OMC, diz Ellen
Gracie
RENATA LO PRETE
Para Ellen Gracie Northfleet, ministra do Supremo Tribunal Federal, o Brasil "foi mais prejudicado por suas qualidades do que por seus defeitos" na escolha do novo integrante da corte de apelação da OMC (Organização Mundial do Comércio). O cargo, pleiteado por ela, acabou ficando com o advogado mexicano Ricardo Ramirez. "O Brasil é o 'new kid on the block'", diz. "E isso gera resistências."
Em sua primeira entrevista sobre o episódio, Ellen rejeita a atribuição de culpa ao Itamaraty --sobre o qual pesam outras derrotas recentes em disputas por cargos internacionais. Segundo ela, o time do chanceler Celso Amorim "foi impecável".
Também refuta a ideia de que lhe faltava conhecimento específico para a vaga, na comparação com o currículo de Ramirez. "É um cargo de juiz. E isso eu faço há mais de 20 anos. Me preparei durante estes últimos seis meses com a seriedade necessária. Respondi a todas as perguntas que me foram feitas. Não houve nada que me embaraçasse."
SERÁ QUE ALGUÉM CONSEGUE EXPLICAR AO LUIZ INÁCIO, QUE A NÍVEL INTERNACIONAL, AS POSIÇÕES DÚBIAS, E QUERER AGRADAR A GREGOS E TRIOANOS, ASSIM COMO ALINHAR-SE COM DITADORES, TRAZ QUASE SEMPRE ESTES RESULTADOS ? . . .
SE ISTO É PARA A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO, IMAGINE-SE, SE FOSSE PARA O CONSELHO DE SEGURANÇA . . .
O ITAMARATY, NÃO ACONSELHA O PRESIDENTE ? OLHEM QUE, ELE BEM PARECE PRCISAR ! . . .
Nenhum comentário:
Postar um comentário