SUPER BOND ? TAMBÉM SERVE ! . . .
O DIA
06-07-2009
CLÍNICA QUE
USAVA COLA TUDO
EM CIRURGIA,
CONTINUA
FUNCIONANDO...
Ninguém fiscaliza
clínica de plásticas
desastrosas
Vítimas que ficaram
com sequelas de
lipoaspiração
revoltam-se com a
inoperância das
autoridades.
Clínicas na Barra
da Tijuca e na Ilha
continuam aceitando
novos pacientes
Carol Medeiros e
Natalia von Korsch
Rio - Vítimas da médica Sheila Maria da Silva Pinto Gonzalez — que teria usado cola Super Bond para suturar incisões de lipoaspiração e deixou marcas em pelo menos 10 pacientes — estão revoltadas com a ineficiência das autoridades. Duas semanas após a primeira queixa na 16ª DP (Barra da Tijuca) contra ela e as clínicas Beleza Pura, na Barra, e Prosilha, na Ilha do Governador, ninguém foi indiciado e nenhuma vistoria foi realizada pela Polícia Civil ou Vigilância Sanitária Estadual. Até ontem, os estabelecimentos funcionavam normalmente.
“É uma irresponsabilidade. Isso me deixa muito revoltada, porque não tem mais nada que eu possa fazer. Coloquei minha cara a tapa e outras pessoas vieram a público mostrar que também foram vítimas. Mas a médica continua atendendo e a clínica, funcionando”, lamenta a modelo Adiléia de Alencar, 31 anos, que prestou queixa por lesão corporal contra Sheila e as clínicas.
O presidente regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Sérgio Levy, também se diz “abismado” com a “inoperância” das autoridades. “A Vigilância Sanitária está esperando o que para fechar uma clínica pediátrica que faz cirurgias sem autorização e ainda não obedece ao mínimo padrão de segurança e higiene?”, questiona o especialista.
O delegado da 16ª DP, Carlos Augusto Nogueira, disse ter intimado os responsáveis para depor, mas não soube dizer os nomes dos convocados. Segundo ele, as investigações estão seguindo o cronograma normal. “Instauramos o procedimento e vamos ouvir as pessoas envolvidas e esperar o resultado da perícia”, explicou. Os advogados das duas clínicas disseram não ter recebido qualquer intimação da Polícia Civil, Cremerj ou Vigilância Sanitária Estadual.
O advogado da clínica Prosilha confirmou que a médica é pediatra e continua realizando suas atividades estéticas. Segundo Roberto Barros, ela seria formada no curso de pós-graduação em Cirurgia Estética do Colégio Brasileiro de Cirurgia Clínica e Estética.
O cirurgião plástico Antônio Gonçalves Pinheiro, conselheiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), afirmou que a Comissão Mista de Especialidades — formada pela Associação Médica Brasileira, o CFM e o MEC — não reconhece a “estética” como especialização médica: “Ela pode usar esse certificado para colocar na parede. Mas a lipoaspiração é um procedimento cirúrgico normatizado e somente um médico com treinamento cirúrgico e especializado na técnica de cirurgia plástica pode realizar”.
O advogado da médica Sheila Gonzalez afirmou que a médica só tem “ outorga para fazer procedimento estético, não cirúrgico” e que o que ela faz é uma “hidrolipagem aspirativa, puramente estética”. No entanto, especialistas ouvidos por O DIA afirmaram que qualquer lipoaspiração é uma cirurgia e só cirurgiões plásticos podem realizá-la.
Na segunda-feira, o Cremerj abriu sindicância para apurar as denúncias contra Sheila, que, se for considerada culpada, pode ter seu registro cassado. A superintendente de Vigilância Sanitária do estado, Natália Dias, informou que o órgão não recebeu nenhuma denúncia contra a Prosilha, mas determinou que equipe vá ao local verificar as instalações.
NOTA : A SAÚDE PÚBLICA, JÁ ESTÁ COMO ESTÁ, A SAÚDE PRIVADA SEGUE COMO SE PODE CONSTATAR ! . . .
ATÉ SUPER - BOND JÁ SE USA NUMA CLÍNICA DE ESTÉTICA !
SE JÁ SE USA COLA SUPER BOND EM CIRURGIAS ESTÉTICAS, O USO DE MOTO - SERRAS, BLACK AND DECKER, ETC; DEVE ESTAR PARA BREVE ! . . .
Nenhum comentário:
Postar um comentário