terça-feira, 21 de julho de 2009

A DIPLOMACIA SUL - AMERICANA NO SEU MELHOR . . .


FOLHA - SP
21/07/2009
Diplomatas

venezuelanos

dizem que vão

ignorar ultimato

para que saiam

de Honduras

O encarregado de negócios venezuelano em Tegucigalpa, Uriel Vargas, disse que os diplomatas venezuelanos não sairão de Honduras após o prazo de 72 horas dado nesta terça-feira pelo governo interino hondurenho para que eles saiam do país. Segundo Vargas, o mais alto representante diplomático da Venezuela atualmente em Honduras, a ordem foi ditada por um governo "golpista" não reconhecido pela Venezuela nem pelos demais países.

"Não reconhecemos o governo de Roberto Micheletti. É um governo [...] apoiado em baionetas", disse Vargas a jornalistas na porta da embaixada venezuelana em Tegucigalpa.

Mais cedo, a vice-chanceler interina de Honduras, Martha Lorena Alvarado, disse que o governo pediu a saída do corpo diplomático da Venezuela em um prazo de 72 horas, prazo que começou a correr às 12h desta terça-feira (15h de Brasília), em resposta às "ameaças" que a Venezuela "fez a Honduras". Ela também não descartou o "uso de força" e frisou que o governo Chávez "se intrometeu em assuntos exclusivos de Honduras" e "desrespeitou nossa soberania".

Ao ser indagado sobre se não temia ser expulso à força, Vargas respondeu: "Seria o que faltava a esse governo golpista [...] violar todas e cada uma das convenções internacionais" sobre diplomacia. Mais cedo, ele havia dito que recebera a notificação do governo hondurenho e que informaria ao governo venezuelano sobre o ultimato.

Vargas disse que só há dois diplomatas venezuelanos em Honduras, depois que Chávez reduziu a presença diplomática no país em resposta à deposição de Zelaya.

No dia em que Zelaya foi derrubado pelo Exército hondurenho, com apoio da Suprema Corte e do Congresso, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse que se o embaixador venezuelano em Tegucigalpa fosse agredido ou se a embaixada fosse tomada, ele agiria "inclusive militarmente". ...///...

NOTA : QUEM JULGAVA QUE OS MILITARES GOLPISTAS SE TINHAM ACABADO NA AMÉRICA LATINA, PELOS VISTOS, ENGANOU-SE . . .

QUAM JULGAVA QUE CENAS DESTAS NA DIPLOMACIA DO SÉCULO XXI ERAM IMPENSÁVEIS, PELOS VISTOS ENGANOU-SE . . .

QUEM JULGAVA POSSÍVEL QUE OS DIPLOMATAS NÃO ACATASSEM UMA ORDEM DE EXPULSÃO DO PAIS ONDE ESTÃO ACREDITADOS, PELOS VISTOS, ENGANOU-SE . . .

QUEM ACREDITAVA NÃO HAVER POSSIBILIDADE DE UM CONFLITO REGIONAL NA AMÉRICA LATINA, CAPAZ DE PROPORCIONAR A HUGO CHAVEZ, A POSSIBILIDADE DE SE AFIRMAR COMO GRANDE LIDER E MEDIADOR, É CAPAZ DE SE TER ENGANADO REDONDAMENTE !

TUDO CAMINHA NESSE SENTIDO ! VEREMOS . . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário