A EFICIÊNCIA MANDA SAUDADES . . .
EXTRA
21/07/2009
Polícia soluciona
apenas 15% dos
homicídios
ocorridos no
Rio, mostra
pesquisa
Agência Brasil
RIO - Uma pesquisa do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana, feita pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mostra que a polícia soluciona apenas 15% dos homicídios ocorridos na cidade. O restante dos crimes não está resolvido seis anos (2003 a 2008) depois de ocorrido.
Os dados fazem parte da pesquisa "O inquérito policial no Brasil: uma pesquisa empírica", realizada por quatro universidades federais e uma particular. O levantamento durou mais de um ano e foi feito por cerca de 60 pesquisadores, simultaneamente, em cinco estados: Rio de Janeiro, Pernambuco, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O estudo se debruçou sobre as apurações nas polícias civis.
Segundo o coordenador do projeto, o sociólogo Michel Misse, a situação é ainda mais grave no caso da apuração de crimes contra o patrimônio: apenas 2% dos casos tem autoria relatada. Ele faz uma comparação dos crimes dos últimos anos com a situação encontrada na década de 1950. Segundo ele, meio século atrás, 15% dos furtos e roubos eram solucionados, enquanto atualmente esse número alcança 3% nos furtos e 5% nos roubos. No caso dos homicídios, a taxa de elucidação caiu pela metade, despencando de 30% para 15%.
De acordo com Misse, os dados indicam ainda que, das 400 mil ocorrências registradas por ano no Rio de Janeiro, no máximo 20 mil vão parar na Justiça. São dados ainda preliminares, pois o levantamento só estará concluído dentro de um mês.
NOTA : IMAGINEM, QUE OS POLICIAIS TERIAM OS SEUS SALÁRIOS INDEXADOS À EFICIÊNCIA DA FUNÇAO ! . . .
COITADOS MORRERIAM DE FOME . . .
MESMO COM ESTES RESULTADOS, HÁ PROMOÇÕES NA POLÍCIA ?
O QUE DIZEM A ESTES NÚMEROS, OS OFICIAIS DE COMANDO DA POLICIA ?
O GOVERNADOR, E O PREFEITO, O QUE ACHAM DESTES BRILHANTES " RESULTADOS " ? . . .
Nenhum comentário:
Postar um comentário