OS EXAGEROS DO COSTUME ! . . .
O DIA 08-08-2009
CÃO DE ELITE
UMA TROPA
PRONTA PARA
COMBATE.
CÃES DA PM
VÃO RECEBER
COLETES E
ÓCULOS À
PROVA DE
BALA
Ao frustrar tentativa de assalto a um carro-forte em 1995, em Vaz Lobo, um cachorro da Companhia de Cães da Polícia Militar ficou cego por causa do deslocamento de ar de um tiro de fuzil, que passou perto de sua cabeça.
Grande aliada dos policiais em
Única companhia credenciada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para dar cursos de faro de entorpecentes, a Companhia de Cães está elaborando um estudo, a pedido da própria Senasp, para desenvolver coletes com proteção balística para os animais. "Queremos cumprir a missão, mas queremos que eles retornem com a gente para o quartel", diz o comandante, major Marcelo Nogueira.
As amostras dos equipamentos encaminhadas ao Rio receberam ajustes. As articulações dos animais, por exemplo, precisam ficar livres para não restringir a mobilidade. As placas de aço devem se adequar ao tamanho e peso do cão, protegendo a região peitoral, o dorso e o pescoço. A ideia é estender o colete até a cabeça, fazendo uma espécie de capacete com abertura para as orelhas. A expectativa é que os coletes cheguem já este ano.
"O colete não será usado por cães em patrulhamento normal, como no Maracanã ou nas ruas. Mas, apesar de ser difícil atingir o animal por sua mobilidade, é importante protegê-lo em atividades de intervenção tática ou situações de conflito. Precisamos sempre buscar inovações para preservá-lo", explica o major.
Em janeiro, a companhia recebeu dez óculos com elástico para ajuste na cabeça, comprados pela iniciativa privada. Os animais que treinam resgate de reféns, descida de rapel e ações de busca já estão passando por adaptação. "Dada a ordem, o cão não recua. Por isso, ele precisa estar confortável para trabalhar", diz Nogueira.
Para formar a tropa canina que vai atuar na Copa do Mundo de 2014, está aberta a temporada de procriação no canil da PM: uma doberman ainda amamenta sua ninhada de sete filhotes e, há uma semana, a pastora Franca deu à luz cinco cachorrinhos.
A PM tem hoje 119 cães, 71 na companhia. A ideia é ter pelo menos 150 animais até 2013, quando acontece a Copa das Confederações no Rio. Os cachorros farão varredura nos estádios e nos locais onde as comissões técnicas ficarão hospedadas e também o policiamento nas ruas nos dias de jogos.
PENSO QUE TODOS OS CARIOCAS, GOSTARIAM MUITO MAIS DE VER ESTES SIMPÁTICOS ANIMAIS, NOS DIVERSOS E POSSÍVEIS ACESSOS ÀS FAVELAS, NA TENTATIVA DE IMPEDIR A ENTRADA E SAÍDA DE PRODUTOS ILÍCITOS E DE ARMAMENTO !
O CONTROLE EFECTIVO DE ACESSO DAS FAVELAS DO RIO DE JANEIRO, DIMINUIRIA CERTAMENTE O ELEVADO NÍVEL DE CRIMINALIDADE EXISTENTE, E AÍ SIM, ESTES SIMPÁTICOS ANIMAIS, PRESTARIAM UM INESTIMÁVEL SERVIÇO.
COMO DE COSTUME, A SEGURANÇA DOS GRANDES EVENTOS, MERECE UMA ATENÇÃO REDOBRADA, ENQUANTO QUE NO DIA A DIA, OS CIDADÃOS, QUE SE . . .CUIDEM ! . . .
QUANTO AO EQUIPAMENTO DOS ANIMAIS, SE NÃO FOR EXAGERO, O QUE É QUE SE PODERÁ DIZER ? . . .
Nenhum comentário:
Postar um comentário