domingo, 18 de outubro de 2009

CASO DE POLICIA, OU CASO DE EXÉRCITO ?










G1 GLOBO
18/10/09
PM confirma 2 mortos
4 presos em novo
confronto na Zona
Norte do Rio
Segundo polícia,

3º BPM e Bope
fazem operação no
Jacarezinho.
Beltrame vai se
reunircom cúpula
do gabinete
de segurança
nesta manhã.

Recomeçou o tiroteio na Zona Norte do Rio. Um novo confronto no Jacarezinho entre criminosos e homens do 3º BPM (Méier) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) deixa dois mortos e quatro presos na manhã deste domingo (18).
As informações, ainda preliminares, são do major Oderlei Santos, relações públicas da Polícia Militar.O G1 percorreu algumas ruas do Jacarezinho nesta manhã, mas encontrou poucos policiais na região.


O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, se reúne nesta manhã com a cúpula do gabinete de gerenciamento de crise montado no 6º BPM, na Tijuca. O objetivo é acompanhar os trabalhos da polícia neste domingo.
No sábado (17), uma série de confrontos deixou pelo menos
12 mortos e 8 feridos na cidade. Os ataques começaram no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, onde uma facção rival tentou invadir a favela ainda durante a madrugada.
O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, informou que
2 mil policiais estão de prontidão para impedir novos ataques de criminosos.
“Isso é problema de uma região, está acontecendo num ponto muito específico da cidade. Isso não é no Rio de Janeiro. Nesse momento, a população conta, no mínimo, [...] com dois mil homens, entre policiais civis e militares”, disse José Mariano Beltrame.

...///...
O secretário de Segurança Pública classificou a ação no Morro dos Macacos como “um ato desesperado do tráfico por procura de espaço”. A cúpula de segurança do Rio disse que a ação dos bandidos não vai ficar impune. “A gente sabe quem foi, sabe como foi e a resposta vai vir na mesma medida”, afirmou Allan Turnowski, chefe de Polícia Civil do Rio.


NOTA : COMO É ÓBVIO, O TIROTEIO RECOMEÇOU, E O CONSEQUENTE NÚMERO DE VÍTIMAS, TAMBÉM . . .


O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA FALOU, E TENTOU TRANQUILIZAR, QUER A POPULAÇÃO, QUER A COMUNICAÇÃO SOCIAL NACIONAL E INTERNACIONAL QUE SE REFERIU LARGAMENTE A ESTES INCIDENTES, PERFEITAMENTE IMPRÓPRIOS DE UM PAÍS CIVILIZADO QUE NÃO ESTÁ EM GUERRA, E SE PREPARA PARA SER SEDE DE TÃO IMPORTANTES EVENTOS.


MAS, ANALISEMOS O QUE FOI AFIRMADO, E INEVITAVELMENTE, ALGUMAS PERGUNTAS QUE GOSTARÍAMOS DE FAZER.


1. SE OS INCIDENTES QUE ONTEM CULMINARAM COM O ABATE DE UM HELICÓPTERO DA POLICIA ESTÃO CIRCUNSCRITOS A UMA REGIÃO, PORQUÊ, DOIS MIL (!) HOMENS DE PRONTIDÃO ?


2. SE UM DIA, AS DIVERSAS FACÇÕES, RESOLVEREM ACTUAR CONJUNTAMENTE, FAZENDO ECLODIR CONFRONTOS NOS VÁRIOS PONTOS ONDE ACTUAM - QUE SÃO DIAMETRALMENTE OPOSTOS COMO SE SABE - COMO REAGIRIA A POLÍCIA ? COM QUE EFECTIVOS, E COM QUE ESTRATÉGIA ?
3. QUANDO A POLICIA NÃO CONSEGUE, EVITAR O REARMAMENTO DO CRIME ORGANIZADO, NEM A SUA EFICAZ LOGÍSTICA DE SE REABASTECER DE MUNIÇÕES PARA AS SUAS NECESSIDADES, QUE ESTRATÉGIA NORTEIA A POLICIA ?
4. NÃO ESTAREMOS PERANTE UM QUADRO DE LUTA DE GUERRILHA, EM QUE AS FORÇAS DA ORDEM SE LIMITAM A RESPONDER A ATAQUES SURPRESA, E CURIOSAMENTE, ATÉ A CONFRONTOS ENTRE ELES ?
5. QUANDO O CRIME ORGANIZADO CONSEGUE OBTER ARMAS E MUNIÇÕES, CAPAZES DE DERRUBAR OS MEIOS AÉREOS UTILIZADOS PELA POLICIA, SERÁ ESTE INCIDENTE APENAS, UM CASO DE POLICIA ?
6. PARA QUANDO A CONSTRUÇÃO DE BARREIRAS FÍSICAS NAS FAVELAS, - EVITANDO ATÉ O SEU CRESCIMENTO - E DEPOIS, DE UMA VARREDURA COMPLETA E MINUCIOSA DA ÁREA CERCADA, A FISCALIZAÇÃO RIGOROSA DE ENTRADAS DE PESSOAS E MATERIAIS ?
7. COM O NÚMERO DE HOMENS ENVOLVIDOS NESTAS OPERAÇÕES, MAIS OS DOIS MIL DE PRONTIDÃO, NÃO SERIA POSSÍVEL CERCAR O MORRO DOS MACACOS, ABATER OS GUERRILHEIROS DO TRÁFICO E RETIRAR-LHES O MATERIAL DE GUERRA QUE POSSUEM ?
8. EM ISRAEL, OS ATAQUES SUICIDAS TERMINARAM COM A CONSTRUÇÃO DE BARREIRAS FÍSICAS E UM RIGOROSO CONTROLE DE ENTRADAS E SAÍDAS NAS ÁREAS SUSPEITAS. NÃO É PRECISO INVENTAR NADA. BASTA COPIAR AQUILO QUE MELHOR SE ADAPTA ÀS NOSSAS NECESSIDADES. PORQUE NÃO APRENDER E COPIAR ESTES EXEMPLOS ?
9. QUANTAS PESSOAS ESTÃO PRESAS OU INDICIADAS, RESPONSABILIZADAS PELO DESAPARECIMENTO DE MATERIAL DE GUERRA DOS QUARTÉIS BRASILEIROS, QUE SÃO POSTERIORMENTE CAPTURADAS AO CRIME ORGANIZADO ?
10. COMO É FEITO O CONTROLE DE MATERIAL DE GUERRA NOS QUATÉIS ? PELA EXPERIÊNCIA RECENTE, CONSTATA-SE NÃO SER MUITO EFICIENTE. QUANDO É QUE ISTO MUDARÁ ? QUEM JÁ CARREGOU CAIXOTES DE MUNIÇÃO, SABE QUE NÃO É OBJECTO DE FÁCIL TRANSPORTE, NEM MATERIAL DE FÁCIL DISSIMULAÇÃO. COMO APARECE TANTA MUNIÇÃO NAS FAVELAS ?
11. SE TODO ESTE APARATO DE GUERRA CIVIL, - E COM OS RESULTADOS QUE SE CONSTATAM... - É MOTIVADO POR UM CONFRONTO ENTRE FACÇÕES DIFERENTES DO CRIME ORGANIZADO, O QUE ACONTECERÁ, QUANDO ESTA BANDIDAGEM TIVER UM COMANDO ÚNICO, E RESOLVER ENFRENTAR AS FORÇAS DA ORDEM ?
AGUARDAMOS OS PRÓXIMOS ACONTECIMENTOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário