E, ATÉ LÁ ? . . .
16-10-2009
Brasil: Vias de
acesso
entre aeroporto
e Rio de Janeiro
terão muros
antibalas para
protegerem
turistas
O governo do Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos de 2016, está determinado em transformar a cidade numa verdadeira fortaleza. A pensar nas dezenas de milhares de turistas que inundarão o Rio, o executivo carioca anunciou que vai transformar a via que liga o aeroporto internacional à zona sul, onde ficam os principais hotéis e pontos turísticos da capital carioca, num extenso corredor com muros de ambos os lados.
O objectivo é proteger quem entra e sai de ser atingido por balas perdidas na guerra nos narcotraficantes. Nos últimos cinco anos, foram assassinados 16 estrangeiros precisamente naquele trajecto.
Com três metros de altura, as barreiras isolarão totalmente o perigoso caminho e serão edificadas, já a partir do próximo mês, grandes placas metálicas. Numa primeira fase, serão erguidos em locais onde existem comunidades: a estrada é ladeada por dezenas de favelas onde há diariamente confrontos entre quadrilhas rivais e intervenção da polícia.
O que se tenta evitar, ou pelo menos dificultar, é a acção dos assaltantes e narcotraficantes, que fazem arrastões e assaltos a turistas e evitar também que estes sejam atingidos por balas perdidas.
Os muros serão revestidos com gigantescas fotografias dos vários ex libris da cidade, como o Pão de Açúcar ou o Cristo Redentor, não deixando ver as barracas e a miséria, ou seja, as favelas.
Uma acção que começou a ser implementada no final do ano passado e que se expandiu ao longo deste, ou seja, a ocupação permanente de favelas pela chamada polícia pacificadora, transformou totalmente a rotina de comunidades outrora violentas.
Em favelas como a Dona Marta, por exemplo, o governo carioca, depois de uma acção de confronto na qual os traficantes foram expulsos, instalou um contingente policial especialmente treinado que fica 24 horas por dia na comunidade, desenvolvendo acções sociais além do patrulhamento. Os polícias passaram a fazer parte da comunidade, distribuem até cabazes de alimentos e remédios quando necessário e participam na actividade diária dos habitantes.
Outros muros, de cimento, começaram a ser erguidos no início do ano em redor de algumas das mais perigosas favelas do Rio de Janeiro.
Habitantes das favelas que vão ficar isoladas pelos muros protestam, alegando que ficarão limitados no seu direito de circulação.
O governo carioca tem um plano para contratar mais de 16 mil polícias com vista à segurança dos Jogos Olímpicos.
NOTA : FACE À INCAPACIDADE DO GOVERNO DO ESTADO, DA PREFEITURA E DO GOVERNO FEDERAL, DE CONTER OU ANIQUILAR, O CRIME ORGANIZADO, NA VERDADE, PARECE SER ESTA A MELHOR SOLUÇÃO . . .
FICÁMOS A SABER QUE PARA AS OLIMPÍADAS, SERÃO CONTRATADOS MAIS 16 MIL POLICIAIS, A FIM DE SE GARANTIR A SEGURANÇA DE TURISTAS E ATLETAS QUE VISITARÃO A CIDADE MARAVILHOSA. OU SEJA, OS MORADORES DO RIO DE JANEIRO, FICARAM COM A REAL NOÇÃO DO DÉFICIT DE POLICIMENTO QUE A CIDADE TEM ! . . .
É PENA, QUE TUDO ISTO SE PROMETA, APENAS PARA 2016 . . . ATÉ LÁ, CONTINUAREMOS DIÁRIAMENTE A CHEGAR A CASA COMO " SOBREVIVENTES ", E A CIDADE ENTREGUE A SI PRÓPRIA !
É A CLASSE POLÍTICA QUE TEMOS . . . FAZER O QUÊ ? . . .
Nenhum comentário:
Postar um comentário