sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PRIMEIRA PROMESSA " FURADA " . . .


G1 GLOBO
18/12/09
Trem-bala Rio-São Paulo
não ficará pronto para a
Copa, diz agência
Edital prevê prazo de
cinco anos para construção
do projeto.
Preço máximo também
mudou e trecho Rio-SP
deve custar até R$ 200.

O edital do leilão do trem-bala que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro vai estabelecer um prazo máximo de cinco anos para que a obra seja concluída. Portanto, não haverá tempo hábil para que o projeto esteja concluído para a Copa do Mundo de 2014, que será no Brasil.
A informação é do diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Bernardo Figueiredo. O edital permanecerá em audiência pública até o final de fevereiro. A intenção da ANTT é fazer o leilão em maio.
O cronograma começará a contar a partir do momento em que o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) liberar a licença de instalação, que autoriza o início das obras.
O edital estabelecerá um total de nove estações obrigatórias: no aeroporto de Viracopos, próximo a Campinas; no centro de Campinas; no aeroporto de Guarulhos; em São Paulo (provavelmente no Campo de Marte); em Aparecida; em outra cidade a ser escolhida pelo empreendedor na parte paulista do Vale do Paraíba; em alguma cidade na parte fluminense do Vale do Paraíba; no centro do Rio de Janeiro; e no aeroporto do Galeão.
A ANTT decidiu reduzir o preço-teto por quilômetro da tarifa da classe econômica que poderá ser cobrada no trem-bala. Havia sido fixado um valor máximo de R$ 0,60 por quilômetro. Isso, pelas contas do diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, fazia com que o preço máximo da passagem entre São Paulo e Rio custasse cerca de R$ 250. "Era uma taxa muito acima do mercado", disse, referindo-se ao preço da ponte aérea entre as duas capitais. Na minuta do edital, constará que o novo preço-teto passará a ser de R$ 0,50 por quilômetro, o que levaria a tarifa máxima na classe econômica para o trecho São Paulo-Rio para R$ 200.
Para vencer o leilão, os empreendedores terão de oferecer a melhor proposta num mix de critérios que envolve a menor tarifa - até esse teto - e também o de quem exigir o menor porcentual de financiamento público para concluir a obra. Figueiredo, entretanto, admite que a tarifa-teto estabelecida pela ANTT ficou apertada e calcula que o preço da passagem entre o Rio e São Paulo deverá cair para até algo próximo a R$ 180,00. Figueiredo também disse que o edital vai obrigar o futuro concessionário a construir uma estação em Aparecida (SP), no Vale do Paraíba. É nesta cidade que está localizada a Basílica de Nossa Senhora da Aparecida, local de maior concentração no país de romaria e turismo religioso.
Segundo Bernardo, a decisão de fazer uma estação em Aparecida tem como intenção aliviar o tráfego na rodovia Presidente Dutra, principalmente em datas do calendário religioso, como próprio dia de Nossa Senhora Aparecida. Ele destacou ainda que a estação não trará grande custo adicional aos empreendedores e poderá ser ativada, por exemplo, apenas em finais de semana e feriados religiosos. A ANTT pretende realizar quatro audiências públicas para discutir com investidores e a população o projeto. A primeira no dia 11 de janeiro, será no Rio de Janeiro. Depois, no dia 13 de janeiro, em São Paulo; no dia 15, em Campinas; e no dia 19 em Brasília.

NOTA : O FESTIVAL JÁ COMEÇOU ! . . .


POR ENQUANTO, DE PROMESSAS BORTADAS, SABE-SE APENAS DO " TREM - BALA ", MAS OUTRAS A SEU TEMPO VIRÃO CERTAMENTE !


UMA COISA QUE NÃO DEIXA DE CHAMAR A ATENÇÃO, E QUE DAQUI SE QUESTIONA, O PORQUÊ DESTE MEIO DE COMUNICAÇÃO DE ALTA VELOCIDADE UNIR O AEROPORTO DE CAMPINAS, S.PAULO E RIO, E NÃO SE OUVIR FALAR DE QUALQUER LIGAÇÃO DO METROPOLITANO CARIOCA AO AEROPORTO DO GALEÃO, QUE SERIA DE MUITÍSSIMA UTILIDADE.


TERÁ QUE VER COM O PERCURSO ? A SEGURANÇA ? A RENTABILIDADE ? PORQUE SERÁ ?


NA EUROPA, DIFICILMENTE SE CONCEBE UM AEROPORTO DE CIDADE IMPORTANTE, QUE NÃO ESTEJA LIGADA A UMA EFICIENTE REDE DE TRANSPORTES, ( QUE EXCLUINDO O TÁXI, NO RIO DE JANEIRO, NÃO EXISTE ), ONDE O METROPOLITANO ESTÁ SEMPRE PRESENTE . . .


NO RIO DE JNEIRO, NÃO . . . PORQUÊ ?

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