MAS, ISTO É POSSÍVEL ? . . . ISTO ESTÁ A SAQUE !
01-03-2010
JIPES DESVIADOS DO EXÉRCITO
SÃO VENDIDOS EM FERRO - VELHO
Veículos de guerra vão parar em ferro velho
Caminhões desviados à luz do dia de quartel do Rio são oferecidos a colecionadores
POR MAHOMED SAIGG
Rio - Veículos de guerra, viaturas do Exército Brasileiro estão sendo vendidas em ferros-velhos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Usados pelas tropas americanas na Guerra da Coréia, no início dos anos 50, jipes e caminhões que deveriam estar guardados no Parque Regional de Manutenção da 1ª Região Militar, em Magalhães Bastos, foram encontrados por equipe de O DIA escondidos em depósitos clandestinos.
Caminhões desviados à luz do dia de quartel do Rio são oferecidos a colecionadores
POR MAHOMED SAIGG
Rio - Veículos de guerra, viaturas do Exército Brasileiro estão sendo vendidas em ferros-velhos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Usados pelas tropas americanas na Guerra da Coréia, no início dos anos 50, jipes e caminhões que deveriam estar guardados no Parque Regional de Manutenção da 1ª Região Militar, em Magalhães Bastos, foram encontrados por equipe de O DIA escondidos em depósitos clandestinos.
Negociados a peso de ouro com colecionadores de vários estados do País, principalmente São Paulo, os veículos são garantia de lucro alto para os envolvidos no esquema. Em alguns casos, as viaturas chegam a custar R$ 30 mil, só a lataria, sem motor. Se estiverem completos e em bom estado de conservação, os veículos podem custar até R$ 70 mil no mercado de colecionadores.
Quando não são vendidas por inteiro, as viaturas são desmontadas e as peças comercializadas uma a uma, garatindo ganhos ainda maiores para quem desvia o material das unidades militares. Formada por civis e militares, a quadrilha já teria lucrado R$ 600 mil com o extravio de, pelo menos, 20 equipamentos entre peças e viaturas.
Durante três semanas O DIA visitou alguns desses ferros-velhos. Num dos endereços, em Itaboraí, nossa equipe encontrou vários veículos oficias e várias peças que seriam de viaturas do Exército. Pelo menos dois caminhões e um capô de caminhão foram retirados de maneira clandestinamente do Parque Regional de Manutenção da 1ª Região Militar.
Com uma microcâmera escondida foi possível fazer imagens do material e do local onde eram mantidos à espera de uma boa oferta. Sem saber que estavam sendo filmados, um casal dono de um dos ferros-velhos contou que já estão no ramo há 20 anos.
Procurado para falar sobre os desvios, o Comando Militar do Leste informou que foi aberto um Inquérito Policial Militar (IPM) para investigar o caso. O IPM, no entanto, só foi instaurado após a conclusão de uma sindicância que confirmou a entrada de pessoas não autorizadas — civis e militares — em áreas restritas do quartel onde eram guardadas as viaturas.
As investigações ainda estão em andamento, mas informações já obtidas pelos oficiais que conduzem o IPM indicam que entre as peças que desapareceram dos depósitos do Parque Regional de Manutenção da 1ª Região Militar estão: motor e caixas de transferências de caminhão do tipo REO, motor de ônibus Mercedes Benz e de Jeep modelo JPX, entre outras. Até um caminhão inteiro sumiu dentro da unidade.As peças teriam saído do quartel a preços que variaram entre R$ 1 mil e R$ 4 mil. Já o caminhão inteiro negociado por R$ 7 mil. O dinheiro teria sido pago a militares que facilitaram o acesso dos civis aos depósitos e também a saída do material do quartel do Exército.
Para que sejam vendidas, as peças e veículos militares devem ser alienadas através de leilão ou licitação pública. Nestes casos os interessados devem ser avisados por meio de cartas-convite ou editais publicados em Diário Oficial. Tais procedimentos, no entanto, não foram realizados.Ao que tudo indica, os responsáveis pelos desvios apostaram na falta de controle interno do Exército, que possui a relação de todas as viaturas que foram declaradas inúteis, ou ‘descarregadas’ na linguagem interna. Como já se sabe que a retirada dos veículos ocorreu em momentos variados — dentro e fora do horário de expediente — e de maneira dissimulada, oficiais em postos de comando e praças encarregados pela guarda do material desviado serão chamados para depor no IPM. Os colecionadores que compraram o material no mercado paralelo também podem responder criminalmente por receptação de material roubado do Exército.
Quando não são vendidas por inteiro, as viaturas são desmontadas e as peças comercializadas uma a uma, garatindo ganhos ainda maiores para quem desvia o material das unidades militares. Formada por civis e militares, a quadrilha já teria lucrado R$ 600 mil com o extravio de, pelo menos, 20 equipamentos entre peças e viaturas.
Durante três semanas O DIA visitou alguns desses ferros-velhos. Num dos endereços, em Itaboraí, nossa equipe encontrou vários veículos oficias e várias peças que seriam de viaturas do Exército. Pelo menos dois caminhões e um capô de caminhão foram retirados de maneira clandestinamente do Parque Regional de Manutenção da 1ª Região Militar.
Com uma microcâmera escondida foi possível fazer imagens do material e do local onde eram mantidos à espera de uma boa oferta. Sem saber que estavam sendo filmados, um casal dono de um dos ferros-velhos contou que já estão no ramo há 20 anos.
Procurado para falar sobre os desvios, o Comando Militar do Leste informou que foi aberto um Inquérito Policial Militar (IPM) para investigar o caso. O IPM, no entanto, só foi instaurado após a conclusão de uma sindicância que confirmou a entrada de pessoas não autorizadas — civis e militares — em áreas restritas do quartel onde eram guardadas as viaturas.
As investigações ainda estão em andamento, mas informações já obtidas pelos oficiais que conduzem o IPM indicam que entre as peças que desapareceram dos depósitos do Parque Regional de Manutenção da 1ª Região Militar estão: motor e caixas de transferências de caminhão do tipo REO, motor de ônibus Mercedes Benz e de Jeep modelo JPX, entre outras. Até um caminhão inteiro sumiu dentro da unidade.As peças teriam saído do quartel a preços que variaram entre R$ 1 mil e R$ 4 mil. Já o caminhão inteiro negociado por R$ 7 mil. O dinheiro teria sido pago a militares que facilitaram o acesso dos civis aos depósitos e também a saída do material do quartel do Exército.
Para que sejam vendidas, as peças e veículos militares devem ser alienadas através de leilão ou licitação pública. Nestes casos os interessados devem ser avisados por meio de cartas-convite ou editais publicados em Diário Oficial. Tais procedimentos, no entanto, não foram realizados.Ao que tudo indica, os responsáveis pelos desvios apostaram na falta de controle interno do Exército, que possui a relação de todas as viaturas que foram declaradas inúteis, ou ‘descarregadas’ na linguagem interna. Como já se sabe que a retirada dos veículos ocorreu em momentos variados — dentro e fora do horário de expediente — e de maneira dissimulada, oficiais em postos de comando e praças encarregados pela guarda do material desviado serão chamados para depor no IPM. Os colecionadores que compraram o material no mercado paralelo também podem responder criminalmente por receptação de material roubado do Exército.
NOTA : ISTO É MATERIAL DE GUERRA, APESAR DE SER DE TRANSPORTE !
PODEREMOS POR AQUI, IMAGINAR O RESTANTE MATERIAL DE GUERRA, NO CASO CONCRETO, ARMAMENTO, QUE DEVERÁ SUMIR DOS QUARTÉIS SEM QUE NINGUÉM DÊ POR ISSO !
QUALQUER DIA ANDA O PESSOAL DO TRÁFICO, MONTADO EM VIATURAS QUE PERTENCERAM AO EXERCITO, COM ARMAS DESVIADAS DO EXÉRCITO, COM MUNIÇÕES SURRIPIADAS DO EXÉRCITO, A FAZEREM AS SUAS " OPERAÇÕES " . . .
NÃO HÁ RESPONSÁVEIS ? ESTE MATERIAL ESTÁ À GUARDA DE QUEM ? NINGUÉM DÁ PELA FALTA DAS VIATURAS DESAPARECIDAS ( VENDIDAS... ) ? JÁ NEM PERGUNTO SE HÁ UM INVENTÁRIO DO MATERIAL EM CAUSA, PORQUE A VENDER-SE ESTE MATERIAL DESTA FORMA, DE CERTEZA QUE NINUÉM CONTROLA COISA NENHUMA ! . . .
E NINGUÉM É PRESO ? . . .
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