DIÁRIO DE NOTICIAS - LISBOA
29-08-2010
Brasil
Lula pode acabar por mandar durante 20 anos
SÉRGIO BARRETO MOTTA, Rio de Janeiro
Já se fala numa recandidatura do actual Presidente em 2014, logo após um eventual mandato de Dilma, que lidera as sondagens.
O desespero começa a apoderar- -se da oposição brasileira. A mais recente sondagem, elaborada pela Datafolha, mostra a candidata oficial do Partido dos Trabalhadores (PT), Dilma Rousseff, com 49% de intenções de voto, contra apenas 29% de José Serra, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
Embora uma eleição costume esconder surpresas, sobretudo no Brasil, já começa a ser comentado que a táctica da oposição ao actual poder político vai centrar-se em objectivos menores, à medida que vai perdendo a esperança de vir a conquistar o Palácio do Planalto.
Para o PSDB, importa sobretudo manter o controlo de algumas das mais importantes regiões que tem sob o seu controlo, como os estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, de modo a evitar que Lula e o seu PT tenham uma presença excessivamente forte no cenário nacional.
A oposição pode vencer com o ex-candidato presidencial Geraldo Alckmim em São Paulo, Beto Richa, no Paraná e Aécio Neves, em Minas Gerais. Qualquer deles lidera, destacado, as sondagens que têm vindo a ser divulgadas.
No palácio presidencial, nota- -se um enorme esforço para conter a euforia. A sondagem da Datafolha indica que 79% dos brasileiros consideram o governo Lula óptimo ou bom, o que, após quase oito anos de mandato e após enfrentar uma crise económica mundial em 2009, acaba por ser um resultado incrível.
A verdade é que o PT perdeu a sua visão radical - que previa, inicialmente, o não-pagamento da dívida externa, a revisão da dívida interna e o apoio à invasão de propriedades agrícolas pelo Movimento dos Sem Terra - e aliou-se ao centrista PMDB, que tem vindo a revelar-se o maior partido do país em eleições legislativas.
Assessores de Lula disseram ao DN que o PT pode, numa visão optimista, acabar por ficar no poder por duas décadas consecutivas. Basta fazer as contas. Em Dezembro, Lula completará dois mandatos sucessivos de quatro anos; se Dilma vencer, supõe-se que, em 2014, não tente a reeleição mas ceda a vez de novo a Lula, que ficaria mais oito anos à frente do Brasil. Seriam então 20 anos de PT no palácio presidencial, com 16 de Lula e quatro de Dilma. Cálculos que, naturalmente, estão sujeitos às incontroláveis variações da política.
Antes de chegar ao poder, Lula passou por várias derrotas eleitorais e quase desistiu de se candidatar. A sua oportunidade surgiu enfim em 2002, quando o presidente Fernando Henrique Cardoso, impedido de se recandidatar pela Constituição, não conseguiu transmitir a sua popularidade política a José Serra, seu correligionário. A população não recebeu bem as privatizações feitas durante o mandato de Fernando Henrique, e, além disso, houve uma crise de energia que obrigou os brasileiros a reduzir o consumo de electricidade. Lula também enfrentou dificuldades, relacionadas com o escândalo do "mensalão" - pagamento ilegal a deputados para votarem a favor do Governo -, mas conseguiu superar a crise, acabando por ser reeleito em 2006.
As sondagens dão a vitória a Dilma, eventualmente logo à primeira volta. Depois, Lula pode voltar. Talvez por mais oito anos.
NOTA : TODA A HISTÓRIA DO " MILAGRE ECONÓMICO " DOS GOVERNOS DE LULA E DO PT, AINDA ESTÁ POR FAZER...
LULA, NÃO ATIROU COMO DIZEM, TRINTA MILHÕES DE BRASILEIROS PARA A CLASSE MÉDIA! LULA, ATRAVÉS DE MEDIDAS FISCAIS E OUTROS INCENTIVOS QUE MUITO AGRADARAM AOS GRANDES GRUPOS ECONÓMICOS, BANCOS, ETC; COLOCOU ESSA GENTE A CONSUMIR PRODUTOS QUE ATÉ AÍ, DIFICILMENTE TINHAM ACESSO... DURANTE A CRISE ECONÓMICA QUE ASSOLAVA O MUNDO E QUE ACONSELHAVA REFREAR O CONSUMO, O BRASIL REAGIU AO CONTRÁRIO... UMA CRISE DE DESMPREGO NO ABC PAULISTA ( REGIÃO DE MAIOR CONCENTRAÇÃO DA INDUSTRIA BRASILEIRA ) PODERIA TER CONDIÇÕES CATASTRÓFICAS PARA A ECONOMIA DO BRASIL E O PRESTÍGIO DO SINDICALISTA NO PODER..
DE RESTO, A SAÚDE ESTÁ COMO SEMPRE ESTEVE OU AINDA PIOR... OS PLANOS DE SAÚDE CONTINUAM A SER UMA PRÓSPERA INDUSTRIA, PORQUE OS SERVIÇOS PÚBLICOS NÃO CORRESPONDEM...
A EDUCAÇÃO, ESTÁ COMO SEMPRE ESTEVE OU AINDA PIOR... AS INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO FLORESCEM, TORNAM-SE GRANDES GRUPOS ECONÓMICOS, ENQUANTO O ENSINO PÚBLCO SE MANTÉM SUCATEADO...
LULA, DEMAGOGICAMENTE, CRIOU INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM TUDO O QUE É LUGAR, MAS " ESQUECEU-SE ", QUE A PRINCIPAL FALHA ( E ELA É MONUMENTAL... ) DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, ESTÁ NO ENSINO BÁSICO E FUNDAMENAL, QUE PODERÃO LEVAR OU IMPEDIR A POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA, A TER ACESSO AO ENSINO SUPERIOR...
E COMO OFERECER UM ESPECTACULAR COMPLEXO DE PISCINAS, A UMA POPULAÇÃO QUE... NÃO SABE NADAR...
PARA QUEM DUVIDAR DESTES ( APENAS ) DOIS EXEMPLOS, BASTA PERGUNTAR, SE NA FAMÍLIA OU CÍRCULO DE AMIZADES E CONHECIMENTOS, CONHECEM ALGUÉM QUE TENHA VOLUNTÁRIAMENTE DEIXADO DE PAGAR PLANOS DE SAUDE, OU RETIRADO OS FILHOS DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO, POR ENTENDER QUE O ESTADO, CORRESPONDE AOS ANSEIOS DA POPULAÇÃO NESSES DOIS DOMÍNIOS !... CONHECEM ? ...
QUANDO ISTO ACONTECER, SERÁ EFECTIVAMENTE UM BOM SINAL !... E ISTO, PARA NÃO TER QUE FALAR NOS MILIONÁRIOS LUCROS QUE OS BANCOS CONTINUAM A TER, SUPERIORES MESMO, À EPOCA DE OUTROS PRESIDENTES...
A HISTÓRIA, AINDA ESTÁ POR FAZER ! E... A FACTURA DE TODOS ESTES ELEITORALISMOS, AINDA NÃO FOI APRESENTADA . . .