terça-feira, 3 de maio de 2011

COMO SE LIMPA UMA FICHA SUJA . . .



03/05/2011


STF libera Cássio Cunha Lima para assumir mandato de senador. Ex-governador da Paraíba, Lima foi cassado por abuso de poder econômico. Em março, Supremo decidiu que lei não vale para eleições de 2010.



O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, liberou nesta terça-feira (3) o ex-governador da Paraíba Cássio Cunha Lima para tomar posse como senador. Mesmo barrado pela Lei da Ficha Limpa, ele obteve mais de 1 milhão de votos. Agora, o ex-governador tem de esperar o julgamento do STF.


Cunha Lima foi liberado com base na decisão do STF que , em março, anulou a validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições de 2010. A partir da liberação do Supremo, o ex-governador poderá ser diplomado senador pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Depois de diplomado, Cunha Lima vai ocupar a vaga do senador Wilson Santiago (PMDB-PB).


Na decisão, Barbosa reafirmou sua posição pela validade da Lei da Ficha Limpa, mas acatou a decisão tomada pela maioria dos ministros, em março. “Por maioria apertada e em sentido contrário ao meu voto, prevaleceu essa última corrente [que defendeu a não aplicação da norma em 2010]”, disse Barbosa


O registro de Cássio Cunha Lima foi barrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porque ele teve o mandato de governador cassado em 2008. A condenação teve dois motivos: abuso de poder econômico e político e por conduta vedada a agente público. Segundo a acusação de abuso de poder, Cunha Lima foi condenado a pena de 3 anos de inelegibilidade, sentença já cumprida.


Cunha Lima foi acusado de ter distribuído 35 mil cheques a pessoas carentes durante a campanha eleitoral de 2006, por meio de programa assistencial da Fundação Ação Comunitária (FAC), vinculada ao governo estadual.


No julgamento no TSE, a defesa do candidato argumentou que o caso é semelhante a outros analisados pelo TSE nos recursos envolvendo os ex-governadores cassados Marcelo Miranda (TO) e Jackson Lago (MA), que cumpriram as penas de inelegibilidade e tiveram as candidaturas liberadas.




NOTA : FOI O POVO BRASILEIRO QUE SE UNIU, E EXIGIU A CRIAÇÃO UMA LEI QUE FICARIA CONHECIDA COMO LEI DA FICHA LIMPA, TENTANDO DESTE MODO IMPEDIR, QUE POLÍTICOS CORRUPTOS E AUTORES DE OUTRAS VENALIDADES, NÃO OCUPASSEM DE NOVO O PODER.




ESPERAVA-SE, QUE ALGUNS TRIBUNAIS SUPERIORES ( QUE AMIUDADAMENTE SE LAMENTAM DE TER QUE ADMINISTRAR A JUSTIÇA COM AS LEIS QUE O PODER LEGISLATIVO LHES DÁ ), TENDO AGORA NA MÃO UMA PODEROSA FERRAMENTA PARA AJUDAR A MORALIZAR A VIDA POLÍTICA BRASILEIRA, COLABORASSEM COM O DESIDERATO POPULAR, E " AJUDASSEM ", COMO PODERIAM, A AFASTAR DO PODER POLÍTICO, GENTE, QUE NUNCA LÁ DEVERIA TER CHEGADO . . .




MAS QUANDO SÃO OS TRIBUNAIS SUPERIORES, A DAR ESTES EXEMPLOS DE MORALIZAÇÃO AO PAÍS, O QUE ESPERAR DO RESTO DA SOCIEDADE ?




COMO SE DIZ POR AQUI, " TEM JEITO NÃO " ! . . .




TEM FICHAS LIMPAS, E UMAS, MAIS LIMPAS QUE OUTRAS ! TUDO DEPENDE DO DETERGENTE(?) QUE SE USA . . .




Nenhum comentário:

Postar um comentário