TABACO É MAU, MAS, E O RESTO ? . . .
Diante do mal-estar provocado por declarações feitas há cerca de um mês, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, voltou atrás e defendeu o aumento dos preços de cigarro no Brasil. Na comemoração do Dia Mundial sem Tabaco, em 31 de maio, o ministro disse que combater a pirataria era mais importante do que encarecer o produto. Com a repercussão negativa, ele admite agora adotar as duas medidas de forma simultânea.
A declaração de Padilha sobre a prioridade do combate ao mercado ilegal causou indignação entre médicos e integrantes do movimento de combate ao fumo. Para eles, o discurso do ministro era uma tentativa de levar em banho-maria as ações de combate ao cigarro, estratégia adotada durante o governo Lula. Desta vez, com um agravante: o golpe partiria justamente de um tradicional aliado, o Ministério da Saúde.
O descontentamento do movimento antitabagista com a política do governo federal é antigo. A primeira crítica veio diante da decisão de engavetar a proposta para acabar com os fumódromos. O governo demorou ainda a apoiar a proibição da adição de menta e chocolate aos cigarros, tática da indústria para que jovens se interessem pelo produto.
NOTA : ESTAS HIPOCRISIAS, JÁ SÃO HABITUAIS ! . . .
É FÁCIL ( E EM CERTOS MEIOS ATÉ “ PEGA “ BEM... ) FAZER PARTE DE UM QUALQUER GRUPO DESSES, QUE ENTROU NA CRUZADA CONTRA O TABACO E OS FUMANTES.
GOSTARÍAMOS DE VER O SENHOR MINISTRO E ESSES GRUPOS FUNDAMENTALISTAS, DEFENDEREM A VERDADEIRA REVOLUÇÃO QUE A SAÚDE PRECISA !
GOSTARÍAMOS DE NÃO VER A IMPRENSA EXIBIR REPORTAGENS NOS HOSPITAIS, E CONSTANTEMENTE SALIENTAREM, QUER A FALTA DE MÉDICOS, QUER A FALTA DE OUTROS PROFISSIONIAS, A FALTA DE MEDICAMENTOS, A FALTA DE CONDIÇÕES PARA SE TRATAREM SERES HUMANOS !
OSTARÍAMOS DE VER O SENHOR MINISTRO ANUNCIAR QUE, PARALELAMENTE AO AUMENTO DO TABACO COM TAXAS E IMPOSTOS, DIMINUIRIAM NA MESMA PROPORÇÃO O PREÇO DOS MEDICAMENTOS !
GOSTARÍAMOS DE VER O SENHOR MINISTRO ACABAR COM O GRANDE NEGÓCIO QUE DEVE SER, O DOS MEDICAMENTOS NO BRASIL, ONDE AS FARMÁCIAS ( POR VEZES UMAS AO LADO DAS OUTRAS ), OFERECEM DESCONTOS NA COMPRA DE MEDICAMENTOS, CRIAM PROMOÇÕES PARA AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTOS DE PRIMEIRA NECESSIDADE, E ONDE OS MEDICAMENTOS NÃO TÊM UM PREÇO FIXO EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL !
QUANDO SE COPIAREM ESSAS HIPOCRISIAS DE LEGISLAÇÃO ESTRANGEIRA, SERIA BOM NÃO ESQUECER, QUE NA MAIOR PARTE DESSES LOCAIS QUE SE TENTAM IMITAR, QUE NESSES PAÍSES A SAÚDE É PROMOVIDA NA VERDADE, E NÃO SE ROUBA DOS SEUS FINANCIAMENTOS, TANTO COMO NO BRASIL ! É NATURAL ENTÃO, QUE ELES FAÇAM ISSO COM O GIGARRO . . . MAS AQUI ? . . .
GOSTAVA DE VER ESSES GRUPOS DE PRESSÃO, PEDIREM AO SENHOR MINISTRO QUE AVANCE URGENTEMENTE PARA CLASSIFICAR DE CRIME HEDIONDO E INAFIANÇÁVEL, QUEM DESVIE DINHEIRO PÚBLICO DESTINADO À SAÚDE !
QUE RESPONSABILIZEM COM A MESMA SEVERIDADE, PREFEITOS, GOVERNADORES E GESTORES PÚBLICOS, QUE DIZEM GERIR E ADMINISTRAR “ AQUILO “ QUE TODOS CONHECEMOS, E QUE CHAMAM DE HOSPITAIS PÚBLICOS !
SÓ O FACTO DE TODAS AS FIGURAS DE ESTADO SE TRATAREM NO SÍRIO LIBANÊS EM S. PAULO, EM VEZ DE SE TRATAREM NOS HOSPITAIS PÚBLICOS QUE ELES FINANCIAM E ADMINISTRAM, JÁ DIZ BEM, DA CONSCIÊNCIA QUE ESSA GENTE TEM, DO QUE ANDA A FAZER COM O DINHEIRO PÚBLICO !
FUMAR, NA VERDADE, NÃO FAZ BEM A NINGUÉM !
MAS, E O RESTO ? . . .
Nenhum comentário:
Postar um comentário