terça-feira, 5 de junho de 2012

COLUNA VERTEBRAL. HÁ QUEM TENHA, E HÁ QUEM . . .


DIÁRIO  DE  NOTÍCIAS - LISBOA
05-06-2012
Sequelas do holocausto
Chefe da Força Aérea israelita recusa ter carro alemão

O holocausto ainda está bem presente na memória dos israelitas e até mesmo quem recuse consumir produtos alemães. É o caso do novo chefe da Força Aérea israelita que se recusa a andar no Volkswagen que lhe foi atribuído.
O posto de general associado às funções de novo chefe da Força Aérea israelita dá direito a Amir Eshel passar a andar num Volkswagen. Ao ter conhecimento de que iria ter à sua disposição um carro de fabrico alemão, Amir Eshel informou que se recusava a aceitar e continuou a utilizar o seu Chevrolet Malibu. "É uma decisão pessoal tomada de forma instintiva mas, é claro, também com a cabeça", terá dito, segundo o jornal Maariv, o general aos seu amigos.
O holocausto está ainda muito presente na vida de Eshel, que perdeu a sua mãe e grande parte da sua família no genocídio comandado por Adolf Hitler. Os amigos sabem disso e compreendem-no.
"É uma decisão pessoal legítima. Algo sentimental que lhe custa muito. Amir não se sente confortável a conduzir um veículo de fabrico alemão e por isso recusa-se a andar nele", dizem os amigos, adiantando no entanto que o seu profissionalismo não é afetado pelas questões pessoais. "Quando há assuntos relacionados com o Exército israelita na Alemanha, ele cumpre a sua missão", garantem.
Durante muito tempo, sobretudo nos anos posteriores à criação de Israel (1948), os israelitas recusavam-se a comprar produtos alemães. Viajar para a Alemanha ou ir de férias para lá estava totalmente fora de questão. As dramáticas memórias deixadas pelos Holocausto do regime nazi são mais profundas do que a qualidade das marcas alemãs.
Passados 64 anos este sentimento já não está tão enraizado. Mas nem toda a gente reage assim, Amir Eshel é um israelita a quem a dor ainda não permite ver com bons olhos tudo aquilo que vem da Alemanha.



NOTA  :  FELIZMENTE,  AINDA  HÁ  GENTE  ASSIM ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário