terça-feira, 23 de abril de 2013

LAMENTÁVEL ! . . .

 
FOLHA  DE  S. PAULO
23-04-2013
 
Licitações vencidas por construtoras brasileiras no exterior para execução de obras que tiveram o apoio de Luiz Inácio Lula da Silva são investigadas por suspeita de corrupção e irregularidades. Na semana passada, o chefe do Ministério Público da Costa Rica, Jorge Chavarría, determinou a abertura de investigação sobre a concessão, por 30 anos, da rodovia mais importante do país à OAS, que desembolsará US$ 524 milhões. Estima-se que ela recupere o valor em cinco anos e arrecade US$ 4 bilhões na vigência do contrato.
O Ministério Público investigará se houve tráfico de influência e enriquecimento e associação ilícitos. O inquérito se baseia em petição de advogados, segundo a qual o contrato tem "a finalidade de enriquecer a OAS". Os advogados alegam ainda que houve pagamento de propina. "A história não conhece um caso tão evidente de corrupção em nosso país."
A comissão de controle da Assembleia Nacional também abriu investigação. "A rodovia será a mais cara da América Latina: cada quilômetro custará US$ 9 milhões", disse o deputado José María Villalta. No Brasil, o custo de 1 km é um terço disso, segundo o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte). Parlamentares também questionam o fato de o ministro de Obras Públicas e Transportes, Pedro Castro, ter assessorado a OAS antes de assumir o cargo, além de o contrato isentar a empresa de pagar alguns impostos.
A OAS recebeu a concessão após viagem de Lula em agosto de 2011, paga pela empreiteira. Naquele momento a empresa tentava entrar no mercado local, mas a imprensa questionou o papel do ex-presidente nas negociações. Meses depois, o governo anunciou a concessão. Como a Folha revelou, empreiteiras bancaram viagens para quase metade dos países visitados por Lula depois que ele deixou o Planalto. O petista declarou que elas servem para "vender" produtos brasileiros no exterior. "A OAS patrocinou a visita de Lula, o sentou com a presidenta [Laura Chinchilla] e o processo da rodovia se acelerou", disse Nuria Badilla, que fez passeata contra a obra na semana passada.
No Panamá, obra da Odebrecht gera polêmica por estar em área eleita pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Lula visitou parte do projeto em 2011, em viagem bancada pela empresa, e depois teve jantar com o presidente panamenho e o diretor da empreiteira no país. Vencida pela Odebrecht, a licitação de US$ 777 milhões previa um túnel sob o mar. Após a concorrência, o governo autorizou a construção de um aterro. Com aditivos aprovados, o valor a ser pago até 2016 é de US$ 782 milhões.
Segundo Ramón Arias, advogado que assina pedido de investigação feito pela Sociedade de Engenheiros, a ponte custa menos que o túnel e gera ganho ilegal de US$ 480 milhões para a empreiteira. "Engenheiros calculam que o custo da obra é de menos de US$ 300 milhões", disse Arias. A Unesco notificou o Panamá, que pode perder o título se não alterar a obra. (Folha de São Paulo)
 
 
 
 
NOTA  :  QUE  AS  EMPRESAS  BRASILEIRAS  TENTEM  VENDER  OS  SEUS  SERVIÇOS  NO  ESTRANGEIRO,  NÃO  SÓ  SE  ACEITA,  COMO  SE  DEVE  ESTIMULAR.
 
 
QUE  ESSAS  EMPRESAS  TENTEM  UTILIZAR  OS  MESMOS  MÉTODOS  POUCO  LIMPOS  A  QUE  POR  AQUI  SE  HABITUARAM,  E  QUE  HOJE  NO  BRASIL,  SE  TEM  QUASE  COMO  NORMAL,  JÁ  NÃO  SE  ACEITA.
 
 
QUE  ESSES  ESQUEMAS  DE  CORRUPÇÃO,  TENHAM  A  COBERTURA,  O  APOIO,  E  EVENTUALMENTE  OS  LUCROS  DE  DINHEIRO  SUJO,  COM  O  ALTO  PATROCÍNIO  DO  SENHOR  EX - PRESIDENTE  LULA,  JÁ  É  LAMENTÁVEL !
 
 
VOLTO  A  INSISTIR  NA  NECESSIDADE  DE  SE  AVERIGUAR  EM  QUE  CIRCUNSTÂNCIAS  E  COM  QUE  MOTIVOS,   OS  EMPRESÁRIOS  BARSILEIROS,  CURIOSAMENTE  SEMPRE  OS  MESMOS, EMPRESTAM  A  LULA  OS  SEUS  AVIÕES  . . .
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário