domingo, 7 de outubro de 2007

A CAIXA QUE MUDOU O MUNDO

JORNAL DO BRASIL
Socorro, é domingo
Marcelle Justo

O telespectador que liga a TV aos domingos depara-se com uma encruzilhada: programas de auditório com provas patéticas, filmes-pipoca, homenagens a artistas, atrações com bichinhos. Em qual canal da TV aberta parar? Nem o público sabe. Resultado: a disputa pela audiência se mantém acirrada, mas nenhuma emissora propõe novidades.
Para o fundador da TV Uerj, jornalista Antonio Brasil, o que acontece entre os programadores é uma teoria simples baseada no achismo. “Nunca houve pesquisa. Existe uma hegemonia preguiçosa, em que a certeza garante que qualquer porcaria que for ao ar será assistida”, acredita. “Há a idéia de que colocar um programa bom no domingo é um desperdício, já que as pessoas estão atreladas à TV“, acrescenta Brasil, que aponta o Pânico na TV como um dos piores produtos.
Antonio Brasil detém-se, entretanto, na atitude passiva do público e exemplifica, com o Fantástico , uma tentativa de qualificação malsucedida. “O programa compete com Pânico e filmes ruins. Quando coloca bons quadros, a audiência cai e as atrações precisam voltar para um lado mais apelativo. Há muita gente que só liga a TV para emburrecer“, pondera


NOTA : SE HÁ COISAS EM QUE A TELEVISÃO BRASILEIRA NÃO É FALHA, É NA IMAGINAÇÃO, E NA EXPLORAÇÃO DE RECEITAS, APRESENTANDO PROGRAMAS, QUE EM QUALQUER PARTE DO MUNDO, JÁ TERIAM SAÍDO DO AR, HÁ MUITO TEMPO !

HÁ PROGRAMAS QUE SE ARRASTAM DURANTE ANOS, SEMPRE COM O MESMO FORMATO, ALGUNS SEMPRE COM O MESMO APRESENTADOR, E EM GERAL, TODOS ELES, COM O MESMO NÍVEL DE DESINTERESSE, MAS COM AQUELE TEMPERO POPULAR DE APELO À EMOÇÃO, À DESGRAÇA E AO SENSACIONALISMO, TÃO AO GOSTO DA CLASSE MAIS DESFAVORECIDA, A MAIOR DO BRASIL, E A MAIOR CONSUMIDORA DE TELEVISÃO.

NA GLOBO, CANAL DE REFERÊNCIA NO BRASIL E NO MUNDO, SAÚDA-SE A PRÓPRIA PRODUÇÃO DE SÉRIES E NOVELAS, ONDE REALMENTE A QUALIDADE DE PRODUÇÃO, É INCOMPARÁVEL.

POR OUTRO LADO NESTA ESTAÇÃO, NÃO HÁ UM ÚNICO PROGRAMA DE ENTREVISTA, SOBRE OS DIVERSOS ASSUNTOS DE INTERESSE DA VIDA NACIONAL, QUE CONTRIBUIRIA, E MUITO, PARA O ESCLARECIMENTO DE UMA POPULAÇÃO FIDELIZADA À NOVELO - DEPENDÊNCIA, E A OUTROS SERIADOS, QUE NÃO CONSOME NADA MAIS, ALÉM DISSO.

O ESFORÇO LOUVÁVEL, LEVADO A EFEITO PELO PROGRAMA DO JÔ, DE TRAZER À DISCUSSÃO, ASSUNTOS DE INTERESSE PARA A POPULAÇÃO, MORMENTE, DA VIDA POLÍTICA BRASILEIRA, TEM À PARTIDA O HANDICAP DO HORÁRIO TARDIO A QUE É APRESENTADO, PARA ALÉM DO ESCASSO PÚBLICO, APENAS CLASSE ALTA E MÉDIA ALTA QUE LHE É FIEL, E ENTENDE QUE ESSE TIPO DE INFORMAÇÃO, LHE É ÚTIL.

TIRANDO ISSO, APENAS A BAND E A RECORD TEM PROGRAMAS DE ENTREVISTA, QUE VÃO PARA O AR DOMINGO CERCA DAS 23,30 HORAS, CERTAMENTE TAMBÉM, COM UM REDUZIDO NÚMERO DE PÚBLICO,

EM QUASE TODOS OS JORNAIS DAS TELEVISÕES, AS NOTICIAS SÃO DADAS PELO ÂNCORA, SEM QUE HAJA, COMO É COMUM NAS ESTAÇÕES EUROPEIAS OU AMERICANAS, A POSSIBILIDADE DO CONTRADITÓRIO, COM ESPECIALISTAS NO TEMA EM DISCUSSÃO.

QUANDO O JORNALISTA ANTÓNIO BRASIL, DIZ QUE HÁ PESSOAS QUE SÓ LIGAM A TV PARA EMBURRECER, NÃO ANDA MUITO LONGE DA VERDADE ! INFELIZMENTE ! . . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário