PORQUE O DESEMPREGO DIMINUIU . . .
JORNAL DO BRASIL
Cargos aumentaram
com Lula
Um total de 2.570 novos cargos de Direção e Assessoramento, ocupados sem concurso, foram criados entre 1996 e 2006, quando o governo possuía 19.797 postos de confiança segundo o estudo da FGV. O aumento de cargos se acelerou durante o governo Lula. Só em 2004, ano recorde na criação de novos postos de confiança, esse volume cresceu 8,4%. Em 1999, no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, 921 desses cargos deixaram de existir, mas o movimento de expansão no segundo escalão foi retomado já no ano seguinte.
- Não há problema no crescimento do número de cargos de confiança. O questionável nesse movimento é a criação desses postos até para secretárias, não faz sentido contratar um profissional sem concurso para esse tipo de função - critica Maria Celina D'Araújo. O governo Lula também aumentou a remuneração desses cargos, que em 10 anos variou entre 30%, nos casos de DAS 1, até 140%, para os postos de Natureza Especial.
Já no primeiro ano do governo Lula, em 2003, a Casa Civil, na época sob o comando de José Dirceu, iniciou um processo de centralização na escolha dos titulares desses cargos, tendo ainda sob sua responsabilidade a indicação dos titulares de secretarias nacionais e similares ligadas à Presidência da República. Nesse mesmo período, aponta o estudo da FGV, foi observada uma tendência no sentido de aumentar o número de cargos de DAS e de Natureza Especial recrutados entre não servidores.
Em meados de 2005, como resposta do governo ao escândalo do mensalão foi decretado que 75% dos cargos de DAS, níveis 1 a 3, e 50% dos cargos de DAS, níveis 4, deveriam ser ocupados exclusivamente, por servidores de carreira. O prometido enxugamento nos quadros comissionados do governo foi, até agora, discreto - apenas 201 cargos DAS foram extintos desde 2005.
NOTA : É PRECISO EMPREGAR OS FIÉIS, E SOBRETUDO, PAGAR-LHES DE MODO, A QUE SINTAM NECESSIDADE DE MANTER O PARTIDO NA ÁREA DO PODER !
COMPARANDO OS CARGOS DE CONFIANÇA POLÍTICA EXISTENTES NO BRASIL, COM OUTROS PAÍSES MODERNOS, NÃO SABEMOS, SE A VONTADE QUE DÁ, É DE RIR OU DE CHORAR . . .
O QUE SABEMOS, ISSO SIM, É QUE É DINHEIRO PÚBLICO QUE FINANCIA TUDO ISTO, E QUE SOMOS NÓS ( AQUELES QUE PAGAMOS IMPOSTOS ), QUE CUSTEIA TUDO ISTO !
NÃO SE ESTRANHA PORTANTO, QUE O PRESIDENTE VENHA DIZER QUE O BRASIL NÃO PODE TER VERGONHA DE ARRECADAR MAIS IMPOSTOS !
O QUE SUGERE AO PRESIDENTE, É QUE PEÇA MAIS VERGONHA E QUE ELE PRÓPRIO TENHA, CONTENÇÃO NO GASTO COM O ARRECADADO . . .
CONSTATAMOS POIS, QUE COM LULA, AUMENTARAM OS CARGOS, E SOBRETUDO, OS ENCARGOS !
Nenhum comentário:
Postar um comentário