domingo, 2 de dezembro de 2007

O ASSASSINATO COMO BANALIDADE

Folha s Paulo - 02/12/2007
A cada assassinato em

Moema, 130 são mortos
no Grajaú um dos
distritos mais pobres
de São Paulo.

As duas regiões são separadas por 20 km de distância, pouco mais de 40 minutos de carro, na mesma zona sul da cidade e revelam os extremos da violência em São Paulo.
Na distribuição das mortes violentas ocorridas em toda a capital, o contraste ainda é mais visível. De cada 15 vítimas de assassinato em São Paulo, uma é moradora do Grajaú. Em Moema, essa proporção é de uma vítima a cada grupo de 2.115 assassinados na cidade.

Os números são do Pro-Aim (Programa de Aprimoramento das Informações de Mortalidade do Município de São Paulo), da Secretaria Municipal de Saúde. Eles confirmam tendência de queda ou estabilidade nos números de mortes violentas em todos os 96 distritos da capital, mas revelam que os contrastes entre periferia e áreas nobres não se alteraram.
De janeiro de 2003, ano em que o número de mortes passou a apresentar quedas mais expressivas, até maio deste ano, São Paulo registrou 14.810 mortes violentas, segundo levantamento do Pro-Aim.
NOTA : FALA-SE NESTAS COISAS COM MUITA NATURALIDADE . . .
A VIOLÊNCIA URBANA NO BRASIL, ASSIM COMO A CORRUPÇÃO, SÃO MALEFÍCIOS ENDÉMICOS, COM QUE AS PESSOAS TÊM DE APRENDER A VIVER, SEM ALGUMA ESPERANÇA QUE ALGUÉM, ALGUM DIA, CONSIGA POR TERMO A ESTE ESTADO DE COISAS .
AS PESSOAS TENTAM PROTEGER-SE DA FORMA COMO PODEM, E ASSIM CONSEGUIREM SOBREVIVER À ONDA DE VIOLÊNCIA QUE ASSOLA O BRASIL, E TAMBÉM AQUI, A CLASSE MÉDIA - ALTA E ALTA, LEVAM BASTANTE VANTAGEM SOBRE A RESTANTE POPULAÇÃO.
NÃO É POR ACASO, QUE DOS NEGÓCIOS MAIS FLUORESCENTES NO BRASIL, SEJAM TODOS AQUELES LIGADOS À SEGURANÇA PESSOAL E PATRIMONIAL, COM ESPECIAL INCIDÊNCIA EM CARROS BLINDADOS, SISTEMAS DE VIGILÂNCIA, VIDROS E COLETES À PROVA DE BALA ETC;
COM A POLICIA NO ESTADO EM QUE ESTÁ ( VER POSTAGEM DE HOJE SOBRE O ASSUNTO ), COMEÇA-SE A DUVIDAR, QUE ALGUM DIA, ESTE PAÍS TOME O RUMO QUE SE ADIVINHAVA, DE NAÇÃO RICA E PRÓSPERA, ONDE DARIA GOSTO VIVER !

Nenhum comentário:

Postar um comentário