Folha de S.Paulo
19/02/2008
45 pessoas tinham chave
de contêiner com dados
da Petrobras
SERGIO TORRES
Apesar do governo tratar o furto de equipamentos da Petrobras como questão de Estado, os dados secretos da estatal que estavam em quatro notebooks desaparecidos em janeiro entre a bacia de Santos e Macaé (cidade litorânea 188 km ao norte do Rio) viajavam em um contêiner que poderia ser aberto por pelo menos 45 pessoas, detentoras de cópias da chave.
A revelação foi feita à PF (Polícia Federal) pela empresa americana Halliburton, responsável pelo transporte.
Funcionários da Halliburton disseram a agentes da PF da Delegacia de Macaé, onde tramita o inquérito, que existe uma chave padrão para contêineres como o que levava os computadores portáteis e outros equipamentos de informática em meio a peças de escritório.
A existência dessa chave padrão, da qual existem 45 cópias espalhadas pelos pontos de exploração de petróleo nas bacias de Campos e Santos e nas sedes brasileiras da Halliburton, tem o objetivo de agilizar o trabalho de abertura e fechamento dos contêineres.
Em vez de uma chave única viajar de um ponto a outro do trajeto, acompanhando o contêiner, a empresa prefere usar cadeados com os mesmos segredos. Isso porque tudo o que viaja dentro desses contêineres costuma pertencer à Halliburton. Até mesmo os computadores furtados eram de propriedade da empresa.
O que não se sabe ainda é a razão de dados considerados estratégicos sobre a exploração de petróleo no Brasil estarem dentro de equipamentos da multinacional americana em um contêiner sobre o qual não foi exercida vigilância nos 12 dias da viagem entre a bacia de Santos e Macaé, base das atividades desenvolvidas pela Petrobras na bacia de Campos.
NOTA : ISTO, SÓ NO BRASIL ! . . .
DADOS SIGILOSOS, CUJO INTERESSE EM DELES TOMAR CONHECIMENTO, CONFIGURARIA UM CASO TÍPICO DE ESPIONAGEM INDUSTRIAL, SÃO TRANSPORTADOS NUM " CONTAINER " QUE " SÓ " QUARENTA E CINCO PESSOAS É QUE TINHAM A CHAVE !
O PIOR DE TUDO, E AO CONTR[ARIO DO QUE SERIA DE SUPOR, NÃO HAVIA SEQUER UMA CHAVE, EM PODER DE NINGUÉM DA DETENTORA DOS DADOS TRANSPORTADOS QUE É A PETROBRAS !
QUE HISTÓRIA TÃO MAL CONTADA . . . JÁ TENHO VISTO MELHORES ARGUMENTOS, EM FILMES DE ESPIONAGEM ! . . .
QUE FALTA DE CRIATIVIDADE !
QUEM É QUE, NA PETROBRAS, AUTORIZOU QUE ESSES DADOS, DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA A COMPANHIA E PARA A ECONOMIA DO BRASIL, FOSSEM TRANSPORTADOS DESSA MANEIRA ?
QUEM É QUE NOS DIZ A VERDADE ? . . .
TANTA GENTE COM A CHAVE DE UM CONTAINER TÃO IMPORTANTE ? QUEM É QUE TRATA DA SEGURANÇA DA PETROBRAS ? JÁ TERÁ SIDO DEMITIDO ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário