Agência Estado – 5/4/2008
Juiz manda interrogar
10 mil mulheres por
abortos no MS
Quase 10 mil mulheres serão qualificadas, interrogadas e levadas a julgamento acusadas de praticar abortos em uma clínica de Campo Grande (MS). A decisão foi tomada anteontem pelo juiz da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Mato Grosso do Sul, Aloísio Pereira dos Santos, atendendo pedido do promotor estadual de Justiça Paulo César dos Passos.
Segundo o promotor, "são pessoas arroladas em procedimentos abortivos considerados crimes, ocorridos entre 1º de agosto de 1999 e 2001, que devem ser qualificadas, interrogadas e, logicamente, se culpadas, indiciadas. A pressa é para evitar a prescrição do delito, que ocorre em oito anos". Desde maio foram julgadas 26 pessoas. Agora são mais 9.800 acusadas no inquérito instaurado em abril do ano passado contra a médica Neide Mota Machado, proprietária da Clínica de Planejamento Familiar, no centro de Campo Grande.
Conforme a denúncia do Ministério Público Estadual e as investigações da Polícia Civil, foram realizados abortos durante 20 anos no local. A delegada do 2º Distrito Policial, Regina Márcia Rodrigues Mota, responsável pelo caso, ainda não sabe como executar a tarefa. "Estamos estudando a organização de uma força-tarefa para concluir os inquéritos e remetê-los à Justiça." A médica responde ao processo em liberdade. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
NOTA : INDEPENDENTEMENTE DAS CONVICÇÕES QUE CADA UM TEM SOBRE UM PROBLEMA DESTA ENVERGADURA, NÃO DEIXA DE SER CURIOSO, QUE UM JUÍZ SE PREOCUPE TANTO COM O ABORTO, E PRINCIPALMENTE, COM AS MULHERES, QUE POR UMA RAZÃO OU OUTRA, DECIDIRAM ABORTAR.
NÃO TERÁ A JUSTIÇA NO BRASIL, NADA MAIS PREMENTE QUE A PREOCUPE, DO QUE AS MULHERES, QUE DECIDIRAM POR TERMO A UMA GRAVIDEZ INSESEJÁVEL, QUANTAS DELAS, VÍTIMAS DE ESTUPRO ?
QUANDO SE CONSULTAM ESTATÍSTICAS MUNDIAIS, E SE CONSTATA SER O BRASIL UM DOS CAMPEÕES DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA, E QUE POR FALTA DE EDUCAÇÃO, CULTURA, E SOBRETUDO FALTA DE UM PROGRAMA ESPECÍFICO DE SAÚDE PÚBLICA, QUE EVITASSE ESTES MALES, DÁ VONTADE DE PERGUNTAR :
NÃO TEM A JUSTIÇA, NADA MAIS SÉRIO, COM QUE SE PREOCUPAR ?
POR EXEMPLO, INVESTIGAR QUAIS AS CAUSAS E PUNIR OS CULPADOS, PELA OMISSÃO QUE TEM CAUSADO O SURTO EPIDÉMICO DE DENGUE NO RIO DE JANEIRO ? ISSO SIM, O POVO AGRADECIA ! . . .