terça-feira, 9 de junho de 2009

DEVE HAVER MUITO DINHEIRO ! ! ! . . .

ESTADO - SP
09-06-2009
Petrobrás omite
valor de contrato
com consultoria
Estatal tem 1.150
profissionais de
comunicação, mas,
segundo Gabrielli,
precisa de reforço
para atender à
demanda por
informações

por CPI

Nicola Pamplon
a

A Petrobrás omite o valor pago pela contratação, sem licitação, da consultoria de comunicação Companhia de Notícias (CDN) para apoiar a estatal durante a CPI do Senado. A pergunta foi feita pelo Estado na última sexta-feira, mas não houve resposta até ontem à noite. A Petrobrás conta com uma equipe de 1.150 profissionais em sua área de comunicação social e, segundo o presidente da companhia, José Sérgio Gabrielli, necessita de apoio externo para enfrentar a alta demanda por informações gerada pela CPI.

"Contratação de publicidade e imprensa não tem licitação, é o que diz a lei", disse Gabrielli, que não soube informar o valor do contrato, em entrevista concedida ontem no programa Roda Viva, da TV Cultura. Ele disse não considerar alto o número de funcionários da área de comunicação da companhia, alegando que há funções que vão desde o contato com a imprensa à realização de eventos e "funções burocráticas".

A contratação da CDN faz parte do programa de comunicação de crise da Petrobrás, criado em 2002 após vazamentos de petróleo e o naufrágio da P-36 e reunido novamente após a aprovação da CPI para investigar contratos da estatal. O grupo é formado por profissionais de comunicação da companhia e executivos de áreas operacionais, com o objetivo de agilizar o fluxo de informações.

Uma das primeiras iniciativas do grupo de crise foi abrir um blog para apresentar "fatos e dados recentes da Petrobrás e o posicionamento da empresa sobre as questões relativas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)". No ar desde o último dia 2, o blog vem sendo alimentado diariamente com reportagens publicadas na mídia sobre a companhia e as respostas enviadas pela estatal aos veículos de comunicação.

A iniciativa provocou polêmica após divulgação, antes da publicação de reportagem, de perguntas feitas por repórter do jornal Folha de S. Paulo à companhia. Questionamentos encaminhados pelo Estado na sexta-feira - respondidos apenas em parte - também foram divulgados no blog. Não é costume que uma empresa - ou outra fonte jornalística - divulgue a outros veículos de comunicação o trabalho que vem sendo desenvolvido por um concorrente.

No blog, a Petrobrás diz que a divulgação antecipada das perguntas tem como objetivo "dar transparência aos processos e não prejudicar o levantamento de fatos e dados de jornalistas". "Não há coisa contra o jornalista", disse Gabrielli. Ele acrescentou que a política de divulgação das informações será mantida, apesar das críticas.

"Como toda mídia, por definição, edita, estamos querendo apresentar a íntegra (das informações)", completou Gabrielli. No blog, há sempre comentários referentes às reportagens publicadas sobre a estatal, com a íntegra das respostas enviadas aos repórteres. "Esperamos que outras empresas ajam dessa forma."

NOTA : HÁ QUALQUER COISA QUE NÃO FUNCIONA :

OU OS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO QUE A PETROBRÁS TEM, NÃO PRESTAM PARA NADA, E SÓ LÁ ESTÃO PARA SACAR O DINHEIRINHO . . .

OU OS GESTORES NUNCA SE APERCEBERM DISSO, PORQUE SÃO NOMEAÇÕES POLÍTICAS E NÃO TÉCNICAS . . .

OU HÁ DINHEIRO A MAIS PARA DISTRIBUIR ( PARA ALÉM DAS ONG'S E OUTROS BENEFICIÁRIOS QUE A SEU TEMPO SABEREMOS . . . ), E ENTÃO, SEMPRE SE ARRANJA MAIS UNS EMPREGOS PARA " COMPANHÉROS " E AMIGOS . . .

OU DEVEM ESTAR AFLITOS PARA JUSTIFICAR UMA SÉRIE DE COISAS, E ARRANJAM AGORA UM EXÉRCITO DE ESCRITORES, FICCIONISTAS, PARA TENTAREM JUSTIFICAR O INJUSTIFICÁVEL . . .

E, PARA CÚMULO, O LULA ( PRESIDENTE DA REPUBLICA ! ) AINDA SE VAI METER PESSOALMENTE NO ASSUNTO, PARA ESCOLHER QUEM IRÁ LIDERAR A CPI QUE VAI INVESTIGAR A PETROBRÁS ! . . .

PORQUÊ ? . . .

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