NEM ELE MESMO ACREDITA NO QUE DIZ ! . . .
G1 GLOBO
05/11/09
Especialistas contestam
afirmação de Beltrame de
que Rio não é violento
Secretário afirmou que
cidade tem áreas com
índices de crimes europeus.
Para pesquisadores,
números de homicídios
são muito elevados.
A declaração do secretário de Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, quinta-feira (5), em Brasília, de que "o Rio de Janeiro não é violento" e que "algumas áreas teriam índices de crimes europeus”, deixou alguns estudiosos da área perplexos. Eles não conseguiram comprovação nos dados oficiais para concordar com a afirmação.
O cientista político Geraldo Tadeu Monteiro, presidente do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS), chegou a fazer um esforço, comparando alguns números de criminalidades dos institutos de referência para se convencer dos “índices europeus”, mas não conseguiu.
“Não é verdade que o Rio não seja violento. Todos os índices mostram o contrário. E o número de homicídio aqui já é o triplo de São Paulo”, ressalta Tadeu.
Segundo ele, o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec), da Universidade Candido Mendes, fez a comparação em 2005 que revelou a disparidade na comparação das ocorrências de criminalidade da capital carioca com cidades européias.
De acordo com os dados, Paris apresentava 1, 6 homicídio doloso para cada grupo de 100.000 habitantes; Londres, 2,4; Amsterdã, 4,5; e Rio, 39,5, usando o mesmo parâmetro comparativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário