SEUS MAROTOS ! . . . ISSO FAZ-SE À " MANA " ? . . .
Dois membros do grupo católico conservador Opus Dei vão hoje a julgamento num tribunal de Paris, acusados de forçar uma jovem a trabalhar ao longo de mais de uma década sem lhe pagarem ou a pagarem-lhe quantidades irrisórias.
Os advogados de defesa enquadraram o caso numa questão laboral, mas o porta-voz da Opus Dei afirmou que a rapariga escolheu por sua vontade trabalhar e fazer parte do grupo.
A queixosa é Catherine Tissier, que tinha 14 anos quando entrou para a escola de hotelaria de Donson, detida e gerida pela Opus Dei.
Sob a liderança de um «guia espiritual», a jovem escolheu juntar-se ao grupo católico e começou a trabalhar como «tesoureira assistente».
«Trabalhava das sete da manhã às 22h todos os dias, sete dias por semana. As três semanas de férias que me davam eram passadas com a Opus Dei, para aprendermos teologia e estudar em profundidade o espírito do fundador».
A mulher afirma que assinou vários cheques mas que nunca viu o dinheiro. Além disso, foi encorajada a não ter contacto com os pais e diagnosticada com depressão, estando medicada por um médico do grupo católico.
Com 29 anos, Catherine pesava apenas 39 quilos e foi num fim-de-semana que veio a casa que os pais não a deixaram voltar ao grupo. «Comecei a viver quase aos 30. Comecei a sair, nunca tinha visto um filme no cinema», disse.
Este julgamento está a gerar muitas expectativas por se prever que sejam reveladas práticas secretas do grupo.
Dan Brown descreveu a Opus Dei no seu best seller Código Da Vinci como sendo uma organização assassina e uma seita sedenta de poder, descrição muito contestada pelo grupo católico.
NOTA : À PRÁTICA DESTES " OBREIROS " QUASE FORÇADOS, NÃO É NOVA. HÁ RELATOS DE VERDADEIRO TERROR, ONDE SE MISTURAM COISAS DIFÍCEIS DE DISTINGUIR, ONDE COMEÇA O FANATISMO E ENTRA A ESCRAVATURA, PARA JÁ NÃO FALAR DA ACEITAÇÃO DE MEMBROS DE 14 ANOS, MESMO CONTRA A VONTADE DA FAMÍLIA, QUE SOBRE ELES LEGALMENTE DEVEM DECIDIR . . .
VENDO O ASSUNTO PELO ASPECTO LABORAL, BOM, NEM VALE A PENA PERDER MUITO TEMPO . . . TRABALHADORA COM 14 ANOS, COM SALÁRIOS ABAIXO DA MÉDIA, FÉRIAS REDUZIDAS, E JORNADA DE TRABALHO, ACIMA DE QUALQUER LIMITE ACEITÁVEL . . . RESTA AINDA SABER SE OS RESTANTES ENCARGOS SOCIAIS ERAM PAGOS, OU DESCONTAVAM PARA ESMOLA . . .
SÃO UNS MAROTOS, ESTES RAPAZOLAS BEATOS . . . AGUARDEMOS O JULGAMENTO DE UMA JUSTIÇA LAICA E REPUBLICANA.
FANATISMOS, VENHAM ELES DE ONDE VIEREM, DEVEM MERECER A REPULSA DE UMA SOCIEDADE MODERNA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário