A GENTE OUVE CADA UMA . . .
“ ISTO É “
24-0202012
Tragédia nos trilhos
por Antonio Carlos Prado e Laura Daudén
por Antonio Carlos Prado e Laura Daudén
Quarta-Feira
de Cinzas em Buenos Aires e o relógio da Estação Once marca 8 horas e 32
minutos. Uma fatigada locomotiva puxando dez vagões da década de 1960 perde o
freio e espatifa-se contra uma barreira de proteção. O que se ouve é um ranger
de ferro contra ferro, o que se vê é um vagão entrando no outro. Assim se deu o
pior acidente de trem da Argentina das últimas seis décadas: 60 mortos e 703
feridos. É a quarta tragédia envolvendo as linhas ferroviárias do país em um
ano. Como nos acidentes anteriores, também nesse as responsabilidades viraram
um jogo de empurra-empurra político. O secretário de Transportes, Juan Schiavi, jogou a
culpa nos passageiros: “Todos se aglomeram nos primeiros vagões; se ocorre um
imprevisto, dá no que dá.” Prefere-se ficar aqui com a fala do passageiro
Nicolás Bravo, que saiu incólume: “As vacas viajam melhor nos caminhões do que
nós nos trens.”
NOTA :
ESTE DEBILOIDE, SEM
QUERER, ACABA DE
ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO
PARA OS ACIDENTES FERROVIÁRIOS !
A SOLUÇÃO É
AUMENTAR SUBSTANCIALMENTE O NÚMERO DE VAGÕES, DE
MODO A IMPEDIR
QUE OS PASSAGEIROS
OCUPEM AO DOIS OU TRÊS PRIMEIROS.
ASSIM, QUANDO
HOUVER UM ACIDENTE,
SABE-SE QUE NOS
PRIMEIROS VAGÕES, DE CERTEZA
ABSOLUTA, NÃO SERÃO
ENCONTRADAS VÍTIMAS.
UM “ PEQUENO “
PORMENOR . . .
O MAQUINISTA
NORMALMENTE, VIAJA NA
FRENTE DO PRIMEIRO
VAGÃO ! . . .
DIRÁ ESTA
BESTA QUE AINDA É (
SEGUNDO PARECE… ) SECRETÁRIO
DE ESTADO DOS
TRANSPORTES, “ BOM,
MAS ESSE QUE
SE F……. , ALGUÉM
TERÁ DE CONSTAR
DAS ESTATÍSTICAS DOS ÓBITOS, PRINCIPALMENTE, SE
O ACIDENTE FOR
APARATOSO ! . . . “
LÁ COMO CÁ, TEMOS
CADA BESTA A
DIRIGIR O DESTINO
DAS PESSOAS ! . . .
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