terça-feira, 16 de abril de 2013

E AGORA ? . . . ONDE É A PRÓXIMA EMPREITADA ? . . .


EXTRA
04/13 08:00
Sem obras, novo trecho do BRT Transoeste pode romper

Um laudo técnico elaborado pela Coppe-UFRJ revela que um trecho do BRT Transoeste, próximo à estação do Centro Tecnológico do Exército, corre o risco de romper se não forem realizadas novas obras. Na altura do número 31.900 da Avenida das Américas, em uma ponte sobre o riacho Piracão, em Barra de Guaratiba, a pista apresenta rachaduras e um degrau de quase 30cm. Segundo o documento, assinado pelo professor de Engenharia Geotécnica Márcio de Souza Almeida, "as questões relacionadas ao tempo, considerando-se prazos de liberação da obra, parecem ser as principais causas dos problemas".

O trecho, inaugurado em outubro do ano passado, é de responsabilidade da Odebrecht. O especialista explica que o aterro feito no local precisava de mais tempo para se estabilizar.

— A obra teve um viés político e precisou ser acelerada. O solo precisa de tempo para se estabilizar e isso não foi feito por conta do prazo apertado — argumenta Almeida, que elaborou o documento após uma visita ao local no dia 12 de janeiro. Segundo o engenheiro, o laudo foi encomendado pela Sanerio, empreiteira responsável pelo outro trecho da via, a partir da estação Mato Alto, que também apresenta visíveis problemas de falha de estrutura e necessidade de reformas.

Já no trecho da Odebrecht, no ponto entre a ponte de concreto e o solo aterrado, surgiu o degrau. Para solucionar o problema, a empreiteira preencheu o espaço com camadas de asfalto. No relatório, Almeida critica a medida e afirma que só obras estruturais, com colocação de lajes de concreto sob o aterro, solucionariam.

Questionada, a Secretaria municipal de Obras não tinha conhecimento do parecer, mas informou que "realiza monitoramento periódico da via" e que "existe uma margem aceitável para que os acessos à estrutura se desloquem, não tendo nenhuma relação com o tempo de maturação do pavimento".

Empreiteira minimiza a situação

No centro da polêmica, a construtora Odebrecht, responsável pelas obras, alega, através de nota, que "o trecho referido foi realizado conforme o cronograma previsto e que as acomodações do solo verificadas no local estão dentro dos parâmetros definidos pelo projeto".

A empreiteira esclarece que, se for preciso, pode fazer ajustes na pista, "em alinhamento com a Secretaria municipal de Obras".

A secretaria, por sua vez, também por meio de nota, garante que, caso se confirme a necessidade, "qualquer correção será pedida à empresa responsável pela execução, dentro da garantia de obra, sem ônus adicionais aos cofres públicos".




NOTA  :  A  NOTICIA  DIZ  TUDO !
 
 
MAIS,  A  DESFAÇATEZ  COMEÇA  A  GENERALIZAR-SE,  REPAREM :
 
 
1.  " A  OBRA  TEVE  UM  VIÉS  POLÍTICO ",  OU  SEJA,  " FAZ  DE  QUALQUER  MANEIRA,  PORQUE  EU  TENHO  QUE  INAUGURAR  ISSO  PARA  O  PAGODE  VER " . . .
 
 
2.  A  EMPREITEIRA,  AINDA  TEM  A  CARA  DE  PAU,  DE  NO  MEIO  DE  UMA  VIGARICE  DESTAS  DIZER  ASSIM  :  "  SE  FOR  PRECISO, (?)  PODE  FAZER  AJUSTES  NA  PISTA "  ! . . .   E  ESTA ? . . .
 
 
3.  A  SECRETARIA  -  PELOS  VISTOS  -  PERANTE  A  " MAGNÍFICA  OBRA "  QUE  LHE  FOI  ENTREGUE,  AINDA  NÃO  TEM  A  CERTEZA (?)  DE  HAVER  NECESSIDADE  DE  FAZER  REPARO,  E  ENTÃO,  " QUALQUER  CORRECÇÃO,  SERÁ PEDIDA  À  EMPRESA  RESPONSÁVEL " . . .
 
 
PALAVRAS  PARA  QUÊ,  É  A  GESTÃO  DA  VERBA  PÚBLICA  DE  MEIA  DUZIA  DE  INCOMPETENTES,  RODEADOS  DE  UMA  DÚZIA  DE  VIGARISTAS,  PARA  ALIMENTAR  CONTAS  BANCÁRIAS  DE  MUITA  GENTE,  QUE  NESTE  PAÍS,  VIVEM  DISTO . . .
 
É  UM  FARTAR  VILANAGEM ! . . .
 
 
ACHAM  QUE  É  NECESSÁRIO  REPARAR  A  PISTA ?
 
 

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